Parede de musgo purifica o ar

430 Visualizações

A má qualidade do ar é um dos principais problemas a serem resolvidos pelas grandes cidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS), compartilhou em setembro de 2016, dados contendo estatísticas sobre mortes associadas à poluição no mundo. 

Dados assustadores

Contendo informações levantadas em 3 mil cidades, em 103 países, a China ocupava o 1º lugar da posição com o numero espantoso de 1 milhão e 32 mil mortes vinculadas à problemas de saúde subsequentes da poluição. Em 2º lugar, com 621 mil mortes estava a Índia, e com 140 mil a 3º posição era ocupada pela Rússia.  O Brasil aparecia na 14º posição contendo um total de 26.241 de falecimentos em 2012.

Parede verde

Com a intenção de lutar contra este grande problema, a startup Green City Solutions projetou a chamada City Tree. É uma parede feita com materiais reciclados e produzida com musgo que filtram a poluição do ar. Tendo a versão com tamanho de 3,5m² (modelo com banco) e a versão condensada com 1m².

A escolha pelo musgo tem a ver com o fato da planta conter mais propriedades, em comparação com as demais, em fazer ligação de partículas finas de poeira, óxido de nitrogênio e dióxido de carbono (CO2), para transformá-las em oxigênio. A parece verde tem a mesma proporção ambiental de 275 árvores, auxiliando na purificação do ar e no esfriamento do ambiente ao redor. 

A tecnologia é desenvolvida completamente de forma autônoma. A empresa recolhe e examina dados sobre o desempenho da City Tree. Um tanque interno da parede foi feito para ser responsável por sua irrigação, realizada através da água da chuva, contendo também painéis solares que são utilizados na geração de energia para operação do equipamento.

Implantações nas cidades

Tendo sua primeira instalação da parede verde em Oslo, na Noruega, em 2015, o projeto foi avaliado e classificado por seu desempenho positivo. Assim, no seu ano subsequente foi a vez de Hong Kong, na China, receber a instalação desenvolvida. Algumas unidades da City Tree também estão presentes nas ruas das cidades de Paris, França, e Bruxelas na Bélgica.

Apesar do ideal ser o reflorestamento dentro das cidades, o que não ocorre devido à falta de espaço consequente da expansão urbana não planejada, a tecnologia da City Tree é uma excelente alternativa no combate a polução do ar.