Até que enfim! Fundo Climático Verde da ONU deve começar em 2015

630 views
© Depositphotos.com / ridofranz Sustentabilidade.

Projetos e medidas socioambientais com o objetivo de salvar o planeta existem por todo o mundo. Muitos já estão em andamento há décadas, mas os que fazem parte das diretrizes do Green Climate Fund (Fundo Climático Verde) ligado à ONU já tem data marcada para dar o primeiro passo.

A diretoria de 24 nações da GCF se reuniu em maio e estipulou o financiamento de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e disse que já foram finalizadas a etapa de captação de recursos a qual pode começar ainda em 2014, para posteriormente, em 2015, ser colocada em prática.

A cúpula organizadora decidiu que o GCF contará com o incentivo de países desenvolvidos e da iniciativa privada. O papel de nações em desenvolvimento, como o Brasil e a China, ainda não foi formalizado e está incerto.

Além disso, ficou acordado que a prioridade para investimentos são os países menos desenvolvidos, em especial os mais vulneráveis aos impactos das mudanças do clima, como as pequenas nações insulares, os do Sudeste Asiático e os africanos.

Uma das medidas que necessitam de grandes subsídios e que ajudam a mitigar os impactos ambientais é a recuperação de manguezais, pois eles são responsáveis por conter o aumento do nível do mar. Segundo a GCF, este bioma receberá investimento próprio para ser tratado e legitimar as metas do projeto.

Outra promessa do GCF é de até o ano de 2020, começar a distribuir anualmente US$ 100 bilhões para bancar estas medidas climáticas.

© Depositphotos.com / sergwsq Manguezal.