Os principais ecossistemas costeiros do Brasil

6.125 Visualizações
Oceano Atlântico
Oceano Atlântico. Foto: © Depositphotos.com / arundangwal1976

Uma das características mais fascinantes do território brasileiro é a sua imensa zona costeira banhada pelo oceano Atlântico. São 8,5 mil km de extensão e uma área de aproximadamente 388 mil km² que recebe o bater das ondas. Não é de se surpreender, portanto, que a costa brasileira seja também extremamente rica em diversidade, formando diferentes tipos de ecossistemas.

Considerada patrimônio nacional pela constituição de 1988, este território apresenta paisagens variadas e que servem de morada e para uma gigantesca quantidade de espécies de animais e vegetais, em um grande manancial de riquezas biológicas. Os principais ecossistemas costeiros do país são formados por costões e rochosos, lagunas costeiras, estuários (ambiente de transição entre os rios e o mar) e deltas (lugar onde um rio deságua), manguezais e marismas (nome dado ao terreno alagadiço à beira do mar ou rio), praias arenosas, recifes de coral, restingas e dunas.

Por região, temos no chamado litoral amazônico, que nasce no Rio Oiapoque e vai até o Rio Parnaíba, a prevalência dos manguezais e matas de várzeas. Descendo mais um pouco, já no trecho de costa do belíssimo litoral nordestino, dunas e recifes, manguezais, restingas e matas são os ecossistemas mais encontrados.

No litoral sudeste, que vai da região do Recôncavo Baiano até São Paulo, a zona costeira sofre os impactos da concentração de recursos econômicos e da densidade populacional, o que tende a ser mais um entrave em sua preservação. Este trecho costeiro é bastante recortado, com muitas baías e o predomínio imperativo da Serra do Mar, além de falésias, recifes e praias de areias monazíticas (mineral de cor marrom escuro). As matas e restingas formam os ecossistemas mais significativos.

Manguezal
Manguezal. Foto: eyesnature

Já na parte da costa brasileira mais a sul do país, que inicia-se no estado do Paraná e vai até o Rio Grande do Sul, os banhados e manguezais dão a tônica, em um ecossistema marcado, principalmente, por uma impressionante quantidade de aves.

Para os estudiosos, cada um desses ecossistemas representa um desafio repleto de dinâmicas e possibilidades de descobertas em fauna e flora. Para quem gosta de viajar e ter contato com a natureza, a zona costeira do Brasil também apresenta uma série incrível de paisagens que têm tudo para se tornar inesquecível. Uma bela inspiração para ir de encontro ao mar e à natureza.