ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável

468 views
© Depositphotos.com / korzeniewski Meta é fomentar novos roteiros e estreitar o contato entre viajantes e natureza.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, conseguiu aprovar uma grande decisão junto à Assembleia Geral das Nações Unidas, que faz deste um ano importante para o setor.

Agora, de maneira oficial, 2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável, título que promete estimular não só a criação de novos roteiros de ecoturismo, mas sobretudo aproximar a natureza destes viajantes.

De acordo com a resolução, a ONU reconhece “a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações”.

Para o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, essa é uma oportunidade única para o setor e seu desenvolvimento, sendo fundamentalmente importante nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).

Rifai fala ainda sobre a intenção da organização de promover novos programas que contem com a colaboração dos governos, outras organizações internacionais e regionais e outros interessados.

Vale destacar que a decisão segue o reconhecimento dos líderes globais ainda sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que aconteceu em 2012, quando a cúpula internacional também adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram aprovados posteriormente, em setembro de 2015.

O secretário completa dizendo ainda sobre a “melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo.”