Conheça a Rede Social do Bambu

655 Visualizações
Bambu
Foto: bamboo

O bambu é uma planta de uso extremamente versátil. Pode ser utilizado na produção de alimentos (os brotos de bambu), até em complexos projetos de arquitetura e engenharia ecoeficiente (por ser forte, durável, de fácil transporte e extremamente ecológico). Principalmente em países orientais e na América Latina, a planta é bastante usada também na construção civil, no artesanato, na indústria moveleira e de celulose, além dos setores energético e químico.

O Brasil possui a maior diversidade de bambu das Américas e o estado do Acre abriga uma das maiores reservas nativas do mundo, com mais de 600 mil hectares ocupados pela planta. Para fortalecer o uso do bambu por aqui, a Rede Social do Bambu reúne produtores, pessoas que utilizam o bambu, além de interessados no assunto. O grupo ainda promove discussões e ações, sempre voltadas para o desenvolvimento do uso do bambu no país.

A organização não governamental tem ainda a proposta de gerar relacionamentos e divulgação de conteúdo para pesquisadores, agricultores, engenheiros, arquitetos, construtores, designers, ecologistas, artesãos, educadores, músicos e todos que aqueles que veem o bambu como fonte de renda.

Por o bambu ser uma alternativa viável para a geração de renda, os empreendedores sociais também buscam a Rede Social para obter conhecimento e conhecer projetos no Brasil e no exterior que já promoveram a melhoria da qualidade de vida de famílias e comunidades. Também propaga informações sobre produção, manejo sustentável e formatos ambientalmente responsáveis para a utilização da planta, como parte de um ciclo que abarca aspectos ambientais, sociais e econômicos.