Paris vai promover um dia sem carro

304 Visualizações
iStockphoto.com / TomasSereda No dia 27 de setembro, as ruas congestionadas darão lugar a exposições e outras atividades.

A cidade-luz, uma das principais metrópoles da Europa, irá promover um dia inteiro sem carro nas históricas e charmosas ruas da capital francesa. A iniciativa será no dia 27 de setembro, exatamente durante a Semana Europeia de Mobilidade, e somente viaturas, ambulâncias e outros veículos oficiais poderão circular na maioria das ruas e avenidas ente 11h e 18h. Já os serviços de transportes públicos não sofrerão qualquer alteração.

Os turistas e os moradores poderão conferir no lugar dos engarrafamentos quilométricos, algumas exposições de artes, shows e várias outras atividades. Segundo os organizadores do “Dia sem Carro”, a ideia é valorizar a mobilidade sustentável em uma das principais cidades turísticas do mundo, chamando a atenção assim para a luta global contra um dos principais problemas atuais, a poluição.

“Será uma oportunidade para parisienses e turistas aproveitarem a cidade sem barulho, poluição e estresse”, informou Anne Hidalgo, a prefeita de Paris.

Paris no centro da discussão climática

A capital francesa receberá no final de novembro uma grande conferência internacional sobre mudanças climáticas, a COP21. Além disso, Paris promoveu em março o sistema de rodízio no centro da cidade, justamente para tentar aliviar os impactos negativos da poluição dos carros na qualidade de ar.