Inglaterra testa estrada capaz de recarregar carros elétricos

506 views
Divulgação / Highways England No momento, especialistas avaliam a viabilidade do projeto.

Muito se discute sobre a adoção de carros elétricos como alternativa para o consumo de combustíveis e a consequente queima de gases na atmosfera. Porém, para a indústria automobilista mundial, o grande problema atual está na duração das baterias que são instaladas nos carros elétricos, pois são pequenas e acabam rapidamente.

A boa notícia é que na Inglaterra estão sendo realizados testes, há pelo menos um ano e meio, em equipamentos que poderiam recarregar carros elétricos na própria estrada. Funcionaria assim: os carros com tal tecnologia de recarga (sem fio) passariam por estradas 100% modificadas com cabos capazes de gerar campos eletromagnéticos que reabasteceriam os carros, mesmo sem a necessidade de o motorista parar o veículo ou conectar a bateria em um determinado local.

“As tecnologias automotivas estão avançado cada vez mais rápido e estamos empenhados em apoiar o crescimento de veículos de emissões ultrabaixas nas autoestradas da Inglaterra. Os ensaios off-Road de tecnologia de energia sem fio vai ajudar a criar uma rede de estradas mais sustentáveis para a Inglaterra e abrir novas oportunidades para as empresas que transportam mercadorias em todo o país”, afirmou o engenheiro-chefe de rodovias, Mike Wilson, ao site Mashable.

Já o ministro dos transportes da Inglaterra, Andrew Jones, informou que o governo pretende investir mais de 500 milhões de libras para o aprimoramento desta tecnologia, tudo em um prazo de cinco anos. Porém, no atual momento, o grande desafio é realizar estudos sobre a viabilidade de aplicação desta inovação nas pistas do país.