Canadá comportará a maior trilha recreativa do mundo

496 views
tctrail/ Instagram Nessa rota sustentável as pessoas poderão transitar livremente e ainda participar de atividades de lazer.

Para os moradores das grandes metrópoles ao redor do mundo, fica cada vez mais claro a necessidade de recorrer a novas alternativas de transporte para se locomover pela cidade. Pensando não só na questão do trabalho, mas principalmente nos momentos de lazer, já há algum tempo as bicicletas têm se tornado uma opção valiosa para milhões de pessoas.

Quem parece ter entendido o recado e tem se aplicado na criação de novas rotas para sua população é o governo do Canadá, que anunciou há alguns meses que o país está construindo a maior trilha recreativa do planeta. Trata-se da Great Trail, nome dado para a nova estrada que contará com 24 mil quilômetros de extensão, passando por um total de 13 províncias e que se estende por três oceanos.

A ideia do projeto é criar uma rota sustentável, para que todas as pessoas possam transitar livremente sem se preocupar em dividir o espaço com carros, motos e ônibus. Isso sem falar dos níveis de poluição gerados por estes veículos, que agridem principalmente o meio ambiente.

Mobilidade urbana e lazer

Além de sua função como “utilidade pública” para os canadenses, a Great Trail se destaca também por disponibilizar diversas atrações de lazer ao longo do seu percurso. Entre as principais atividades recreativas que poderão ser praticadas pelos usuários da trilha, está o esqui cross country e o snowmobiling, e ainda conta com passeios de canoa, caiaque e outros tipos de embarcações marítimas (no trecho em que cruza o Golfo de São Lourenço).

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a criação de trilhas espalhadas pelo país nasceu ainda em 1992, quando o Canadá completava seu 125º aniversário e almejava pela criação de uma “rede de trilhas” parecida com os projetos europeus da Rede Nacional de Ciclovia, no Reino Unido, e a rede EuroVelo, que se estende por alguns países do Velho Continente.

A inauguração da Great Trail está marcada para acontecer ainda este ano, a tempo de comemorar o 150º aniversário da nação, em abril. Com o slogan “Não importa a sua idade, suas crenças ou suas paixões, há uma conexão que nos liga a todos”, a expectativa é de que cerca de 80% dos cidadãos canadenses possam ser alcançados pela trilha (que ficará localizada em até 30 minutos de distância destas pessoas).