O reaproveitamento da água e a sustentabilidade

9.034 views
Fonte: UOL Notícias Simples e barato, o sistema capta e armazena a água da chuva, possibilitando o uso sustentável deste recurso.

A água tem tido protagonismo nas discussões ambientais em todo o mundo. O recurso, que até alguns anos era negligenciado por ser abundante na Terra, hoje é foco de inúmeras discussões já que seu uso descontrolado e os altos índices de poluição podem comprometer sua disponibilidade.

Todos sabem que a vida em nosso planeta só é possível graças à água. Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. No entanto, de todo esse volume, somente uma parcela pequena pode ser utilizada para consumo imediato e essa parcela está se tornando cada vez mais escassa e contaminada pelas ações do homem.

Medidas sustentáveis que visam o reúso desse recurso são de extrema importância para a manutenção da vida em nosso planeta. O reaproveitamento da água existe desde tempos muito antigos. Os gregos já conheciam técnicas para reaproveitar os esgotos nas irrigações de plantações. De medidas simples e caseiras às técnicas mais sofisticas, a água pode ser reutilizada de diversas maneiras.

Medidas Simples:

A água da máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar o quintal. A que escorre enquanto se lava a louça pode ser utilizada para limpeza em geral, e aquela que escorre da louça já limpa pode irrigar as plantas.

Entre as medidas simples e que abrangem a sustentabilidade estão também a economia direta. Sempre fechar a torneira enquanto se ensaboar no banho, ou enquanto escovar os dentes, lavar as mãos sem abrir muito a torneira, fazer xixi no banho, são algumas atitudes que podem preservar o recurso.

Medidas Sofisticadas:

As medidas mais sofisticadas não deixam de ser práticas e trazem ótimos resultados na economia da água. Pequenas cisternas captam a água da chuva que poderá ser reutilizada em qualquer atividade que não necessite que ela seja potável, ou seja, em descargas, na limpeza da casa em geral, limpeza de carros, irrigação de plantas.

Bons projetos de tratamento de esgoto também são de extrema importância para evitar a contaminação da água por poluentes e servem para irrigações.

Quando se pensa em água, é necessário entender que medidas sustentáveis como economia, reaproveitamento, despoluição e preservação são imprescindíveis para que as futuras gerações possam gozar do recurso com qualidade de vida e de forma responsável.