Jabuti recebe prótese de casco feita em uma impressora 3D

556 Visualizações

 

Reprodução – Fantástico Animal sobreviveu a um incêndio e recebeu um noco casco feito numa impressora 3D.

 

Não é apenas o homem que percebe os benefícios da tecnologia avançada. Recentemente um jabuti pode se beneficiar dela e ganhou um casco novinho com a ajuda de uma impressora 3D. A fêmea, batizada de Fred, perdeu sua proteção depois de ser atingida por um incêndio numa mata em Brasília.

De acordo com reportagem exibida no programa Fantástico, um casal levou o jabuti para Rodrigo Rabello, um amigo veterinário apaixonado por animais silvestres. E este chamou outros dois amigos para salvar o animal.

Primeiro foram tiradas mais de 40 fotos de todos os ângulos de Fred e de um animal saudável. O casco foi reconstruído em 3D, na medida de Fred, e passado para o computador pelo design gráfico Cícero Moraes, de Sinop, interior do Mato Grosso. Depois o dentista Paulo Miamoto, de Santos, litoral paulista, fez o molde e o casco foi confeccionado numa impressora 3D. Foram quase 50 horas de impressão. As peças ainda passaram por acabamento e polimento Ao todo foram três meses de esforços.

Fred saiu de Brasília e foi para Santos, onde seria feita a cirurgia. Após anestesia, a prótese ficou tão perfeita no corpo do animal que nem precisou de parafusos. O casco por enquanto é todo branco, mas em breve um artista vai colorir a prótese.

“É a primeira prótese de casco 3D em jabuti no mundo. Isso aqui é um marco no que diz respeito a esses procedimentos em medicina veterinária”, disse o veterinário ao Fantástico. “Nossa satisfação é total, a gente vai se empenhar em salvar uma vida, seja ela qual for.”