Aquecimento global pode ser combatido através do plantio de árvores

691 Visualizações
Eduardo Amorim Natureza.

Segundo o artigo “Desvendando o Código Florestal Brasileiro” (numa tradução do título original em inglês) publicado recentemente na revista norte-americana Science, a nova legislação, aprovada em 2012, reduziu de forma expressiva as áreas que precisam ser restauradas no País, além de anistiar o desmatamento ilegal realizado até o ano de 2008. Desta forma, as atividades executadas pelo homem poderão comprometer o futuro das próximas gerações, uma vez que perímetros cada vez menores serão legalmente protegidos.

Enquanto os desdobramentos dessa medida sugerem um futuro aumento de zonas verdes exploradas e vítimas de degradação, Cecília Vick, diretora executiva da GreenClick (startup que emite um Selo de Certificação Sustentável), alerta que “o plantio de árvores é uma das principais recomendações para combater o aquecimento global”, uma vez que tais vegetais duram aproximadamente 4,8 mil anos e cada unidade é responsável por retirar da atmosfera uma média de 12 quilos de dióxido de carbono (CO2) anualmente.

Vick ressalta que o cultivo de árvores estabiliza o solo em regiões áridas, evitando que o vento leve os nutrientes da camada superior para outras localidades, algo que impede a ocorrência de processos de desertificação. A diretora da GreenClick destaca outro ponto importante, pois os territórios desmatados não têm potencial para absorver nem 10% da água da chuva, mas cada árvore pode reter algo em torno de 250 litros de água, minimizando o risco de enchentes.

Com tantos benefícios oferecidos para combater os efeitos das mudanças climáticas, o plantio eleva a qualidade de vida das comunidades ao fornecer alimentos, fibras e resinas; vale lembrar que a proximidade de áreas verdes pode tornar as pessoas mais felizes. Da mesma forma, o cuidado com a natureza também favorece a existência das diferentes espécies de animais, garantindo uma atmosfera limpa, solos férteis e um ambiente mais agradável.

© Depositphotos.com / varuna Plantio de árvores.