Incêndio em terra indígena já destrói quase metade da área de mata

250 views
iStockphoto.com / luckpics Fogo ameaça tribos que vivem no local

Um incêndio histórico na terra indígena Arariboia, em Arame, no Maranhão já consumiu 45% da área de mata. A luta dos agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo) para apagar o fogo já dura mais de um mês. De acordo com o Greenpeace, já foi registrada uma média de 560 novos focos de calor.

A área de proteção ambiental tem ao todo 420 mil hectares e cerca de 200 mil já foram consumidos pelo fogo. Em entrevista ao site UOL, a presidente do Ibama, Marilene Ramos, contou que uma parte do fogo que ameaçava uma região mais preservada, onde vivem isolados o povo Guajajara e os Awá-Guajá, foi controlada.

Para combater o fogo, o Ibama conta com equipes em solo, três helicópteros e dois aviões. O Chile também se solidarizou e enviou 20 mil litros de material para apagar o fogo.

Extração ilegal de maneira está ligada ao incêndio

Marilene Ramos contou também que parte do fogo se deu por conta da presença ilegal de madeireiros na região. Inclusive, este mês, criminosos que atuavam na região atiraram em uma equipe de fiscalização do Ibama, ferindo um agente no braço.