Hoje é o Dia Mundial da Água: como podemos contribuir para a preservação desse precioso recurso?

173 views

O Dia Mundial da Água é uma data instituída para celebrar e elevar a conscientização sobre a crise global da água.

Além disso, a data traz a oportunidade de refletirmos sobre o que nós podemos fazer para apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030. Por isso, este ano, o tema abordado é a valorização da água, um recurso tão essencial para a vida e que precisa ser preservado.

O valor da água vai além de seu preço: a água tem um valor enorme e complexo para todos os habitantes do planeta. Ela é essencial na alimentação, na saúde, nas plantações, no entanto, se o seu uso não for administrado de maneira adequada, haverá ainda mais escassez em um futuro próximo.

Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, no ano de 2016, 1 em cada 7 mulheres brasileiras não tinha acesso à água. No caso dos homens, 1 em cada 6 não tinham água. Já, no mundo, 633 milhões de pessoas continuam sem acesso a uma fonte de água potável. Esses dados são do Instituto Trata Brasil.

A seguir, confira oito maneiras de economizar água no seu dia a dia:

  1. Verifique se há vazamentos no vaso sanitário

Se você está desconfiado de vazamentos no vaso, mas não tem certeza, o jeito mais simples de descobrir é pelo som – caso o seu vaso possua a caixa acoplada. Abra a caixa e preste atenção se consegue ouvir um ruído semelhante a um assobio. Se isso acontecer, é possível que haja vazamento. Caso seu vaso seja convencional, há uma forma bem simples de testar o vazamento: jogue um pouco de borra de café no vaso. Se ela ficar depositada no fundo, está tudo certo. Mas, se ela se movimentar, tudo indica que há um vazamento. Nesse caso, chamar um encanador é a forma mais rápida de resolver.

  1. Tome banhos mais curtos

Um banho típico usa de cinco a dez litros de água por minuto. Por isso, procure fechar o registro ao se ensaboar ou quando estiver lavando os cabelos.

Six year old girl washes and brushes his teeth in the bathroom
  1. Feche a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes

Ao escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira. Depois, use um copo para enxaguar a boca. No caso da barba, coloque um pouco de água morna na pia para limpar a navalha.

  1. Ao lavar a louça, não deixe a torneira aberta

Você pode molhar a louça, fechar a torneira e ensaboar tudo com uma esponja. Feito isso, enxague tudo de uma única vez, assim o desperdício de água será bem menor.

  1. Use uma vassoura para limpar o quintal ou a calçada

Tem gente que usa a mangueira como vassoura. Isso gasta muita água! O melhor mesmo é varrer as folhas ou a sujeira e só depois jogar um pouco de água com um balde, se necessário.

  1. Cozinhe alimentos no vapor

Ao cozinhar vegetais no vapor há uma boa redução no desperdício de água, além disso, esta prática colabora para a preservação dos nutrientes dos alimentos. Mas caso você cozinhe algum alimento na água, experimente usar essa água que sobrou para fazer um saboroso caldo de legumes ou uma sopa. Outra alternativa é deixar esfriar e usar a água do cozimento para regar as plantas.

  1. Tenha uma caixa para reservar a água da chuva

A instalação de um reservatório de água pode economizar até 5.000 litros de água por ano. Esta água pode ser usada para regar as plantas, lavar o quintal e até mesmo ser usada na descarga do banheiro.

  1. Descongele os alimentos na geladeira

Ao invés de colocar alimentos congelados sob a água corrente da torneira, tire-os do freezer com um dia de antecedência e deixe-os descongelando na geladeira. Isso facilitará muito o uso e não desperdiçará água!