Projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia

6.090 views
árvore
Foto: Flavioloka

A Amazônia é repleta de recursos naturais, como a água, o solo e as árvores, e por isso ela funciona como o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Por este motivo ela tem grande importância em um assunto que está em alta nos dias de hoje, a sustentabilidade.

A Amazônia vem recebendo diversos incentivos e apoios em projetos que são voltados para questões sustentáveis. Administrado pelo BNDES, o Fundo Amazônia fechou o ano passado com 36 projetos aprovados com um total de R$ 439,8 milhões. Esse dinheiro será revertido para atividades produtivas sustentáveis, desenvolvimento institucional de órgãos ambientais e para o desenvolvimento científico e tecnológico. Desde 2009 o fundo vem conseguindo resultados importantes, como 135 mil km² de novas Unidades de Conservação (UCs).

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também investe na proteção da Amazônia, através do Plano Amazônia Sustentável (PAS), que propõe um conjunto de diretrizes a fim de orientar o desenvolvimento sustentável da região. Nesse Plano são apresentadas diretrizes importantes como valorizar a diversidade sociocultural e ambiental da Amazônia e promover a utilização de áreas já desmatadas, com aumento da produtividade e recuperação florestal e produtiva das áreas degradadas.

Floresta Amazônica
Foto: Lubasi

A importância desses projetos e planos é enorme já que o Brasil ocupa o 4º lugar entre os principais países emissores de gases do efeito estufa. Diminuindo o desmatamento, o país passaria a ocupar o 18º lugar.

Além de tudo isso, aprender a lidar com as atitudes sustentáveis na Amazônia também indica um desenvolvimento e um incentivo na capacidade adaptativa às futuras mudanças do clima, que se dão gradualmente, na medida em que o planeta aquece.