Esterco de Vaca vira purificador de ar natural

188 Visualizações

 

Buscando uma solução ecológica para os aromatizadores de ambiente, uma dupla de estudantes do ensino médio da Indonésia encontrou uma solução bastante inusitada: utilizar esterco de vaca como matéria-prima.

Ao contrário do que se imagina, as alunas Dwi Nailul Izzah e Rintya Aprianti Miki conseguiram um produto com odor agradável, de ervas, proveniente da alimentação do gado. A invenção rendeu às estudantes uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade (INESPO).

A invenção as colocou à frente de mil concorrentes. Para a produção do aromatizador elas extraíram a água do estrume fermentado e misturaram água de coco, destilando o líquido para eliminar as impurezas. Todo o processo demorou sete dias, mas no final elas conseguiram obter um purificador de ar líquido, com aroma de ervas.

A Olimpiada Internacional de Projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade é uma competição voltada para estudantes com idades entre 13 e 18 anos e que tem como objetivo despertar o público infantojuvenil para as questões ambientais. A competição é realizada desde 2010, mas no ano passado e este ano não ocorreu. O site informa que a partir de 2020 eles pretendem retomar as atividades.