Entenda como o trabalho do GHG Protocol contribui para a preservação ambiental no Brasil

319 Visualizações
Poluição.

Desenvolvida nos Estados Unidos em 1998, pelo World Resources Institute (WRI), o GHG Protocol é uma das metodologias mais utilizadas em todo o mundo por empresas, organizações e governo para a criação e implementação de inventários de gases de efeito estufa (GEE).

A ferramenta, que também é compatível com a norma ISO 14.064 e com as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), tem como característica principal o modelo e a estrutura para a contabilização de GEE. Para chegar a essa metodologia, foi realizado um processo de consulta pública, que garantiu maior flexibilidade e neutralidade no que se refere a politicas e programas.

O GHG no Brasil

Foi em 2008 que a metodologia chegou ao Brasil com o objetivo de estimular as empresas a elaborarem e publicarem os inventários de emissões de GEE, a fim de garantir e monitorar a preservação ambiental. Apesar de recente, o Programa Brasileiro de GHG é destaque no mundo, devido à alta adesão, as iniciativas pioneiras e pela qualidade dos relatórios.

O sucesso pode ser atribuído também ao fato de a ferramenta ter sido adaptada ao contexto nacional. Para assegurar que as medições fossem realizadas, o governo garantiu, ainda, que os participantes tivessem acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional.

Além disso, o Programa Brasileiro organiza grupos de trabalho, junto às empresas participantes, para o aperfeiçoamento da metodologia e desenvolvimento de novas ferramentas para a contabilização de emissões de GEE, voltadas a realidade nacional.

A metodologia e as atualizações estão disponíveis nas publicações e no website para uso de qualquer organização que tenha interesse. As informações geradas nos inventários de GEE também podem ser aplicadas nos relatórios e questionários de iniciativas como o Carbon Disclosure Project (CDP), Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Global Reporting Initiative (GRI).

Registro Público de Emissões, o sucesso brasileiro

© Depositphotos.com / mihtiander Poluição.

Um dos maiores sucessos do país foi a criação do Registro Público de Emissões. A plataforma online pioneira no Brasil visa auxiliar as organizações na produção e divulgação de seus inventários de emissões de GEE, a fim de garantir maior transparência na divulgação dos dados. Além disso, a ferramenta também visa estabelecer benchmarks setoriais e sensibilizar o público para a questão das mudanças climáticas.