El Niño faz nascer flores no Vale da Morte, nos EUA

420 Visualizações
Reprodução / Death Valley National Park Combinações climáticas fazem com que as sementes do solo sejam ativadas.

A região onde fica o Parque Nacional do Vale da Morte é famosa por fazer jus ao seu nome, apresentando um baixo número de espécies que habitam naquelas condições (clima seco, altas temperaturas e paisagem desértica). Entretanto, o cenário pacato tem passado por algumas transformações nessas últimas semanas, e, por conta de um fenômeno natural, o Vale da Morte hospeda agora um lindo campo de flores coloridas.

Quem conta essa história é um dos guardas do Parque Nacional, Alan Van Valkenburg, que tem acompanhado o aparecimento das novas flores e decidiu registrar o fenômeno através de um vídeo e algumas fotos. Trata-se de um evento da natureza que acontece uma vez a cada 10 anos, no qual uma série de ‘combinações climáticas perfeitas’ fazem com que as sementes do solo sejam ativadas.

O responsável por causar estas transformações na região desértica é o fenômeno El Niño, que aumenta o número de períodos chuvosos e potencializa sua intensidade. Segundo Alan, que vive no parque há mais de 25 anos, essa época do ano é marcada pelo surgimento de algumas flores na região, mas não desta forma como aconteceu.

Vale lembrar que o Deserto do Atacama, no Chile, também foi palco do evento natural em novembro do ano passado.

Confira abaixo, algumas das fotos do Vale da Morte tiradas pelo guarda e um vídeo apresentando o evento:

Reprodução / Death Valley National Park Death Valley National Park
Reprodução / Death Valley National Park Death Valley National Park
Reprodução / Death Valley National Park Death Valley National Park