Dicas para implantar ou melhorar o reaproveitamento de água na sua casa

595 views
Depositphotos Ao invés da mangueira, utilize um regador para molhar as plantas.

Em tempos de crise no abastecimento de água, que afeta principalmente a região sudeste do Brasil, a preocupação em economizar esse recurso amplia. Porém, algumas práticas devem ser adotadas constantemente para que virem hábitos e assim cooperar mais com o meio ambiente.

Uma dica simples é reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal, lavar carros ou até mesmo nas descargas de vasos sanitários. A água da chuva também pode ser utilizada para essas situações. Para isso, basta recolher e armazená-la em baldes, bacias, tanques ou cisternas.

Por falar em descarga, ela é uma das principais responsáveis pelo desperdício de água nos domicílios. Um jeito de minimizar as perdas de água é trocar o modelo tradicional pelas descargas de caixa acoplada. Com opção de 3 e 6 litros, ela apresenta dois botões diferentes que limitam a quantidade de água usada a cada descarga. Sendo que o botão menor utiliza menos água e o botão maior utiliza mais água.

Depositphotos Para a limpeza doméstica, o ideal é aproveitar água de reuso.

Além disso, outra dica básica é diminuir o tempo de banho e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Na hora de molhar as plantas, utilize um regador ao invés da mangueira. Isso evita cerca de 40 a 50% do desperdício, além de redução no valor da conta de água. Também é importante sempre verificar se não há vazamentos na residência.

Vale lembrar que a água de chuva ou reaproveitada de máquina de lavar não deve ser utilizada para beber ou cozinhar, pois não passa pelo processo necessário que a torna potável, logo é prejudicial à saúde, podendo trazer doenças ou problemas de alergias nas peles.