Como proteger o meio ambiente sem ser um ecochato

728 views
Depositphotos Levar a sustentabilidade para o dia a dia é um desafio que pode começar com atitudes simples.

Para preservar o meio ambiente não precisa ser um ecochato. Com pequenas atitudes, cada pessoa pode contribuir com o equilíbrio da natureza. Uma ação simples é fechar a torneira ao escovar os dentes.

Outra prática que reduz muito o desperdício de água é deixar acumular louça para lavar de uma só vez e também reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal. E na hora de regar as plantas, prefira molhá-las pela manhã porque assim o ambiente está mais fresco para que a água não evapore com o calor.

Outra dica para viver de forma ecológica é investir em artigos de segunda mão sempre que possível, dando-lhes assim uma nova vida, sem desperdiçar os recursos preciosos necessários para produzir um objeto novo. Também é válido doar o que não utiliza mais.

Na hora de viajar, procure ir a mercados e feiras para fazer refeições, experimente os pratos típicos, deixe de comer em grandes redes ou shoppings, pois assim ajudará a economia local e formará uma rede de sustento.

Não tenha vergonha de ter atitudes responsáveis e estimular os outros com isso. No escritório, por exemplo, opte por ter uma xícara de café ao invés de utilizar diversos copinhos ao longo do dia.

Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas fluorescentes e apagar a luz ao sair de um ambiente ajudam a poupar eletricidade, além de evitar o sobreaquecimento do espaço.

Sempre que possível escolha pagar as contas online e receber todas as faturas eletronicamente. Além disso, consultar o saldo bancário ao invés de imprimir o extrato contribui com a preservação das árvores.