Dia Mundial do Vigilante da Natureza: Como você cuida do meio ambiente?

437 Visualizações
Guarda Ambiental
Guarda Ambiental salva Quati
Foto: folharibeiraopires

O Dia Mundial do Vigilante da Natureza, comemorado hoje, é uma data para reforçar a consciência ecológica da população. O que você vai fazer para ajudar a preservar o meio ambiente neste dia especial?

Essa data comemorativa teve origem na Inglaterra do século XI (seis) pelo Rei William, o “Conquistador”, que nomeou guardiões para cuidar dos bosques reais. De lá para cá boa parte da Europa percebeu a importância de se preservar as áreas verdes. Seguindo a mesma ideia do Rei, em 1992, surgiram os “rangers” nos EUA, profissionais que vigiavam os parques naturais. Mas estes profissionais só foram reconhecidos mundialmente como Federação Internacional de Guarda Florestal no V Congresso Mundial de Vigilantes da Narureza, em 2006, na Escócia.

Todas estas formalidades serviram para informar ao planeta que estes profissionais são os mais indicados para cuidar dos biomas mais ameaçados no mundo. O Cerrado brasileiro, por exemplo, concentra cerca de 200 espécies de mamíferos, 14 delas endêmicas (espécie encontrada somente naquele local) dentre elas o Jaguarundi, Tamanduá Bandeira, Tatu Canastra. As aves são representadas por Seriema (Cariama cristata), Avestruz (Rhea americana) Rolinha do Planalto (Columbina cyanopis), Tapaculo de Brasília (Scytalopus novacapitalis). Por isso a presença do guarda florestal é essencial para supervisionar áreas onde se encontram estas espécies raras.

tamandua-bandeira
Tamandua Bandeira
Foto: guppiecat

O mais importante é entender que não só os guardas florestais são responsáveis por ajudar na preservação das florestas e da natureza, toda a população tem o papel de vigiar os maus tratos com os animais e propagar o discurso de proteção da biodiversidade do país.