Dia da Conservação do Solo: uma data para debater sobre o manejo dos recursos naturais

533 Visualizações
© Depositphotos.com / Madllen Solo.

Hoje, 15 de abril, é comemorado o Dia da Conservação do Solo, conforme o calendário do Ministério do Meio Ambiente (MMA), visando propiciar um momento de reflexão sobre o que está sendo feito para o planeta. A celebração foi instituída pela Lei nº 7.876, de novembro de 1989, em homenagem à data de nascimento de Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), conhecido como o “pai da conservação dos solos” nos Estados Unidos.

A iniciativa surgiu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no intuito de ampliar os debates sobre a importância do solo para o cultivo e fornecimento de alimentos, assim como o manejo sustentável dos terrenos. Além disso, alguns problemas mais ambientais como erosão, capacidade produtiva e degradação de ecossistemas são evidenciados neste dia, buscando por apoio e ações de desenvolvimento, uma vez que afetam também a sociedade.

Com o crescimento populacional, muito tem sido exigido do solo, considerando o aumento da demanda por alimento, habitação e infraestrutura, áreas compostas por atividades que buscam por recursos e base na terra. Entretanto, devido ao uso intenso, a vitalidade dos territórios está sendo drasticamente reduzida, tornando-o desgastado demais para brotar vegetação e para que espécies como minhocas, fungos e micro-organismos sobrevivam.

Basicamente, grande parte do que consume provém do solo, no caso dos mais diversos alimentos, porém, muito é destinado ao chão, como acontece nos lixões e outras vias tanto nos meios urbano e rural. Desta forma, o fim dos prazos para a extinção dos locais de descarte irregular, conforme o estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tende a mudar este quadro crítico, já que a PNRS multará os municípios que não se adequarem.

Outro ponto importante para a conservação dos solos é o controle do uso de agrotóxicos, responsável pela contaminação dos terrenos e vegetações, o que impede a lavoura e, por consequência, afeta a vida animal, humana e até a economia. Sendo assim, o que você planeja para comemorar o Dia da Conservação do Solo? Plantar uma árvore ou evitar o hábito de jogar lixo no chão, para começar, são ótimas atitudes.

© Depositphotos.com / stevemc Lavoura.