Conheça as principais frutas nativas do Brasil

64.000 Visualizações
sheilalopez1 Variedade de frutas.

Você sabia que a laranja, a maçã, o mamão, o morango e a jaca são exemplos de frutas que não são brasileiras? A Índia é terra da laranja e da jaca, já a maçã é da região da Eurásia. O mamão veio do México e o morango teve origem tanto nos EUA, quanto no Chile. A banana possui registros da Indochina, Índia, Malásia e Filipinas. A uva também é originária de vários locais como a Ásia, Europa e América do Norte.

Além dessas frutas estrangeiras que são muito consumidas do Brasil, o país possui deliciosas frutas nativas como o abacaxi, o cacau, caju, o coco da Bahia, a goiaba, a jabuticaba e o maracujá.

Há uma variedade enorme de frutos brasileiros ainda pouco conhecidos. Dentre eles, a goiaba e a jabuticaba são representantes famosos de uma grande família, as Myrtáceas. Dela também fazem parte a pitanga, o araçá e a uvaia, que também são populares. Há ainda o cambuçá, a guabiroba, a grumixama, o cambuci e o guabijú, bem menos conhecidos.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Uma hipótese para o baixo consumo de frutas nativas é o fato da agricultura estrangeira ter avançado mais que a agricultura brasileira, fazendo com que o cultivo gerasse frutas mais fortes, saborosas e de rápido crescimento. Enquanto isso, as frutas nativas brasileiras permaneceram selvagens no ambiente.

daistile Frutas.