Saiba como montar uma estufa para horta doméstica de verdura

726 Visualizações

Nos últimos anos, a procura por alimentos orgânicos fez com o que segmento de plantio crescesse anualmente de 20 a 30% em todo o mundo. Isso se dá, devido a qualidade dos produtos, que são mais saborosos e nutritivos. 

Uma das principais formas de se adquirir os alimentos orgânicos é através das estufas, já que seu cultivo permite a produção fora de época com a mesma qualidade e padrão. Seu sistema é fácil e produtivo, já que não se tem necessidade de um grande espaço para o cultivo. Veja abaixo como funciona e quais benefícios de se montar uma estufa.

Como funciona

A estufa funciona através de um sistema que absorve, de forma controlada, o calor fornecido do sol, favorecendo em um ambiente conveniente no plantio de alimentos. No geral, o material utilizado na estrutura são etilenos (plásticos) transparentes.

Esse material permite que a luz solar chegue nos solos, que retornam o calor em forma de radiação infravermelha, que é a responsável por subir até as áreas mais altas da estufa gerando calor e criando um ambiente com temperatura ideal e com todas as condições de nutrição para o desenvolvimento funcional da plantação.

Benefícios

O principal benefício de optar em montar uma estufa é não fazer o uso de agrotóxicos ou produtos nocivos ao meio ambiente e à nossa própria saúde, já que o local criado é extremamente adequado para plantação. A estufa também tem a vantagem de proteger as culturas das condições externas não favoráveis, como as geadas, secas extremas e ventos fortes, alta e baixas temperaturas. Outra vantagem é a facilidade na produção de diversos tipos de culturas, devido ao ótimo desenvolvimento e adaptação das espécies no ambiente.

É ideal que se tenha conhecimentos básicos de plantação de verduras, como na preparação do solo, em conhecer a formação das mudas, suas dimensões de estrutura, o local onde pretende construir a estufa entre outros conhecimentos técnicos. Pois isso terá influência no sucesso da sua produção.