Aplicativo que permite denunciar lixões está disponível para download

628 Visualizações

À medida que os municípios desobedecem aos prazos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o fechamento dos lixões, autoridades estaduais e federais têm prometido fiscalização e punições rigorosas, visando apressar a adequação das cidades. Entretanto, o aplicativo Lixarada, disponível para download no iTunes, permite que a população denuncie a existência de depósitos clandestinos de detritos, ampliando o alcance das vistorias.

Desenvolvido pela WiseWaste, empresa com knowhow tecnológico no setor de reciclagem, após ser baixado, o programa solicita ao usuário preenchimento de um cadastro e, na sequência, possibilita que o delate seja feito. Basicamente, para concretizar o alerta, o indivíduo deve fotografar o lixão, indicar a categoria dos resíduos, informar o tamanho da área e escrever uma pequena descrição sobre o local. Após estes processos, a denúncia é enviada.

Por meio de um sistema de geolocalização, através do endereço IP (que serve como identificação) do dispositivo utilizado, o terreno usado irregularmente para descarte de resíduos será encontrado e a acusação encaminhada à prefeitura responsável pelo espaço. Criado para ajudar a tornar as cidades mais limpas, o aplicativo deve chegar a aparelhos Android em breve e permitirá que o delate seja compartilhado pelos usuários nas redes sociais.

itunes.apple Aplicativo Lixarada