Conheça os maiores animais do planeta

615 Visualizações

Na natureza, é difícil não perceber a presença desses gigantes animais. Cada um na sua categoria, há desde o maior peixe, inseto ou ave. Porém, o maior animal do planeta é a baleia azul. Podendo chegar até 30 metros de comprimento, ela tem uma dieta à base de crustáceos e pode comer até 6 toneladas por dia.

Ainda no ambiente aquático, o crocodilo-de-água-salgada é o maior réptil do mundo com 7 metros e 1 tonelada de puro músculo. Já o tubarão-baleia pode chegar a 20 toneladas distribuídas ao longo de seus 14 metros de comprimento.

A tartaruga-de-couro é a maior tartaruga marinha do mundo, podendo medir até 1,8 metro de comprimento e pesar 800 quilos. Apesar de seu tamanho avantajado, seus ovos são enterrados na areia e coletados facilmente por caçadores ilegais.

Partindo para as aves, a águia-do-mar-de-Steller é a maior águia do mundo. Pesando até 9 quilos e com uma envergadura que pode chegar a 2,45 metros, ela hoje é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês) devido à pesca excessiva que o briga a espécie a entrar nas florestas em busca de carcaças de animais deixadas por caçadores, levando a um risco de envenenamento por chumbo causado pela ingestão da bala.

Já o avestruz, maior ave do mundo, é muito pesado para voar. Porém, os seus 160 quilos e até 2,8 metros favorecem a corrida, podendo chegar a 70 quilômetros por hora e sustentar essa velocidade por 30 minutos.

Se o assunto é altura, a girafa é a vencedora. Enquanto os machos podem chegar a até 5,5 metros de altura, as fêmeas são um pouco “mais baixas”, 4,5 metros. O elefante africano por sua vez pesa até 7 toneladas, e por este motivo é o maior mamífero terrestre do planeta.

Em contrapartida, 100 gramas pode não parecer muito, mas para um inseto sim. Dessa forma, o besouro Goliathus giganteus é considerado o inseto mais pesado do mundo.

Confira as fotos dos maiores animais do planeta na galeria:

[galeria id=”27447″ titulo=”Os gigantes do Reino Animal”]