Conheça as maiores árvores do mundo

15.075 Visualizações

As árvores enormes sempre fascinaram os seres humanos. Além da beleza e imponência, propiciam sombra e algumas produzem frutos que servem para a alimentação. São, também, essenciais na produção de oxigênio e eliminação de alguns gases tóxicos, fundamentais para nossa vida na Terra.

O Brasil consta na lista de países com as maiores árvores do mundo com o Cajueiro de Pirangi, considerado o maior cajueiro do mundo, que fica no Rio Grande do Norte. Seu recorde deve-se à área que o pé de caju ocupa, cerca de 8.500 metros quadrados. O perímetro da árvore é de aproximadamente 500 metros.

Confira na lista abaixo as cinco maiores árvores e espécies do mundo.

As sequoias, chamadas de “redwood” nos Estados Unidos por causa do tronco avermelhado, são as árvores mais altas do mundo. Superam, inclusive, as chamadas sequóias gigantes. Elas se destacam pelo porte que apresentam. Podem viver milhares de anos e ultrapassar os 100 metros de altura. Seus troncos são tão grandes que é possível escavar sua base e construir um túnel para carros. A sequoia mais alta recebeu o nome de Hyperion e tem 115,55 metros de altura e localiza-se no Parque Nacional de Redwood, ao norte de São Francisco nos Estados Unidos.

Sequoia.

Em segundo lugar esta a sequoia gigante. A sequoia gigante mais famosa é conhecida como General Sherman, que fica no Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia. Ela é considerada a maior árvore do mundo em volume. As folhas parecem folhas de pinheiros e as sementes ficam dentro de cones, que contém em média 230 sementes cada. A casca da sequoia é fibrosa e chega a ter 60 cm de grossura.

jerryting Parque Nacional das Sequoias, Califórnia.

Os eucaliptos estão em terceiro lugar. Eles são bem conhecidos no Brasil, mas a maioria dos eucaliptos gigantes encontrava-se na Austrália. Isso porque, diferente das sequoias que são preservadas em parques, os eucaliptos não recebem o mesmo cuidado. Os eucaliptos mais altos não existem mais, morreram em função da idade avançada ou da derrubada. Alguns deles chegaram a ter mais de 130 metros de altura. A chamada Ferguson Tree tinha cerca de 150 metros de altura e 5,5 metros de diâmetro. Hoje é possível encontrar eucaliptos na Austrália que medem entre 80 e 100 metros de altura.

chanceprojects Plantação de eucalipto.

Conhecida popularmente como Tualang, esta árvore tropical é mais alta do mundo. Ela pertence à família Leguminosae e pode ser encontrada na Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. O maior exemplar dessa espécie foi registrada em 1902, na Indo-Malásia, e tinha 84 metros de altura.

Tualang.

O Baobá, árvore pertencente ao nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco, também é considerado uma das maiores árvores do mundo. As árvores de Baobá são nativas da ilha de Madagascar e não são altas, variam entre 5 e 25 metros de altura, mas o diâmetro do tronco pode chegar a 11 metros. São encontradas em regiões semiáridas e caracterizam-se pela capacidade de armazenar água dentro do tronco, cerca de 120 mil litros. Durante a seca, elas perdem as folhas.

uaba Baobá.