Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Entenda o conceito do balanço social nas empresas

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O Balanço Comercial também pode ser chamado de Relatório de Sustentabilidade Empresarial, Balanço Social Corporativo, Relatório Social ou Relatório Social-Ambiental. É o conceito que designa o material informativo sobre a situação da empresa no que diz respeito a questões sociais e ambientais, referentes à sustentabilidade.

O foco do balanço social é mostrar que a empresa não está apenas comprometida com os lucros, mas sim com o desempenho social. A empresa mostra isso para a sociedade através da prestação de contas do desempenho sobre o uso e apropriação dos recursos. O Balanço Social também é utilizado para a melhoria da imagem da empresa.

Também pode ser considerado um meio de dar transparência às ações corporativas para ampliar o diálogo entre empresa e sociedade. O balanço pode ser usado como uma forma de gestão de responsabilidade social. Por meio dele, a empresa observa de forma consciente como sua gestão está atendendo sua visão e os compromissos estabelecidos com relação à responsabilidade social e à sustentabilidade.

A publicação de balanços sociais representa uma proposta de diálogo com os públicos envolvidos no negócio da empresa, tanto o público interno quanto fornecedores, consumidores, comunidade, governo e a sociedade. O ideal é que o relatório reúna informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental.

O balanço social pode apresentar também indicadores de desempenho ou desenvolvimento social, demonstrando a eficiência das estratégias e ações da organização.

Discute-se hoje a necessidade ou não de tornar os balanços sociais das empresas obrigatórios e regulados. Os defensores da maior regulamentação defendem que os acionistas tem pouco poder de pressão para demandar que as informações sejam transmitidas de forma correta e muitas vezes seus pedidos são ignorados pelas empresas e pelas auditorias especializadas. Outra justificativa para a padronização dos balanços sociais é a de que o nível de qualidade dos balanços divulgados não é satisfatório.