Conheça os principais animais que vivem no manguezal

24.560 Visualizações
albertoalerigi Manguezal em Pernambuco

Os manguezais são ecossistemas costeiros alagados, presentes principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Estes locais contam com uma vegetação bastante peculiar de árvores e arbustos. O solo é úmido e rico em nutrientes, resultado das trocas entre as águas doces e salgadas. Os manguezais ainda contam com canais, onde é possível navegar.

O Brasil possui a maior faixa de manguezal de todo o planeta, com cerca de 20 mil km² que se estendem desde o nordeste (Cabo Orange – Amapá) até o sul do país (Laguna – Santa Catarina). Os manguezais também são encontrados na Oceania, África, Ásia e outros países da América.

Peixes, moluscos e crustáceos são os principais habitantes deste ecossistema tão peculiar. Porém, mamíferos, répteis até criaturas microscópicas também usufruem deste ambiente.

Por contarem com um solo extremamente nutritivo, movimento hídrico suave e uma vegetação que serve de abrigo, e acumularem muita matéria orgânica, os manguezais acabam servindo de refúgio principalmente para organismos jovens em suas primeiras etapas de desenvolvimento.

Por isso muito dos animais que habitam os manguezais não passam toda a sua vida neste ambiente. Os camarões, por exemplo, após o nascimento da nova geração em alto mar, os indivíduos migram para dentro do manguezal e lá permanecem durante a fase de crescimento, passando de larvas a camarões jovens. Quando ficam um pouco mais maduros, voltam ao oceano.

Mas existem também os animais que têm no manguezal a sua principal morada. É o caso dos caranguejos, sururus, taiobas, mariscos em geral e ostras. Estes animais acabaram por desenvolver habilidades adaptativas que permitem a eles suportarem as variações diárias do ecossistema. Os caranguejos, por exemplo, enterram-se em galerias que escavam no solo, na maré baixa, e sobem nos troncos e raízes das árvores durante a maré cheia.

© Depositphotos.com / kjorgen Lontra.

Peixes como sardinhas, garoupas e tainhas também frequentam o manguezal para reprodução e alimentação. Anfíbios, répteis e mamíferos, como a lontra, utilizam o manguezal como refúgio, fonte de alimento e local para reprodução.

Em um ambiente tão cheio de vida, não poderiam faltar também as aves, principalmente as chamadas aves marinhas. Para elas, o manguezal é um ambiente importantíssimo e pode ser utilizado como local de reprodução, alimentação e descanso, principalmente para as aves migratórias. As mais comuns são as garças, os guarás, o colhereiro e o martim-pescador.