Conheça a árvore que muda de humor conforme a qualidade do ar

513 Visualizações

Como anda a qualidade do ar que a gente respira? Para traduzir os índices de poluentes de forma mais impactante e real, o projeto Feeling Tree, ou Árvore que Sente, projeta expressões de faces humanas em árvores verdadeiras que traduzem a qualidade do ar: se o ar está bom, ela sorri, mas se está em péssimas condições, se entristece.

A ação de conscientização ambiental do Instituto de Pesquisa Ecológica (IPE) e Estúdio Laborg teve início na capital durante a Semana Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, em março, no viaduto Elevado Costa e Silva (Minhocão). Os rostos eram projetados durante a noite nas árvores do local, assim como em outras regiões da cidade, como Largo do Pacaembu e região central.

Pelo fato de áreas verdes na capital serem escassas, a concentração de GEE (gases do efeito estufa) é maior, pois não existem árvores suficientes para filtrar o ar e consequentemente, quem sofre com isso são, principalmente, os cidadãos, que respiram ar de péssima qualidade.

A campanha visa alertar os moradores sobre hábitos que podem contribuir para o aumento de poluentes, com o uso excessivo dos automóveis responsáveis pela emissão de toneladas de dióxido de carbono e enxofre.

Árvore que Sente
Divulgação Árvore que Sente
Divulgação Árvore que Sente