Descubra quais são os animais mais feios, esquisitos e inusitados mundo

1.454 Visualizações

Animais como dragões e unicórnios são conhecidos pela grande maioria da população, porém, nenhum deles realmente existe. A imaginação dos seres humanos cria diversos animais, com características únicas, que acabam ganhando vida nos filmes de ficção científica, histórias e até em lendas. Essas criaturas de fantasia ganham um destaque tão grande que as espécies verdadeiras acabam não sendo percebidas.

De acordo com cientistas, no planeta Terra existem cerca de 7,7 milhões de espécies diferentes de animais e grande parte nunca foi descoberta pelos humanos. Muitos animais são coloridos e possuem uma aparência tão incomum que até parecem não ser de verdade.

Um concurso online que elege os animais mais feios do mundo é realizado todos os anos pela Sociedade para a Preservação dos Animais Feios, em parceria com a Associação Britânica de Ciência. Este concurso tem como objetivo não somente a divulgação dessas espécies – geralmente desconhecidas – como também alertar a população sobre a sua importância e para combater sua extinção.

Confira agora uma lista de animais que, apesar da aparência estranha, são muito interessantes e praticamente desconhecidos.

Venezuelan Poodle Moth

Essa é uma nova espécie de mariposa que foi descoberta em 2009 pelo Dr. Arthur Anker, na Gran Sabana, região da Venezuela.

avaxnews Venezuelan Poodle Moth

Tufted deer

Elaphodus cephalophus é uma pequena espécie de cervídeo, que chama a atenção por sua pelagem preta na cabeça e seus caninos, proeminentes nos machos. É encontrado na China e em Myanmar.

viralnova Tufted deer.

Pink fairy armadillo

O pichiciego-menor, em português, é o menor tatu do mundo. Está é a única espécie de tatu do gênero Chlamyphorus. Esse mamífero é raro e pode ser encontrado na América do Sul.

a-z-animals Pink fairy armadillo.

Tube-nosed fruit bat

Essa é uma espécie de morcego conhecida unicamente por uma fêmea encontrada no final do século 19, na região de Santa Cruz, nas Ilhas Salomão. O último registro desse espécime foi em 1907, e provavelmente está em extinção. No Museu Australiano de Sydney é possível visitar o único exemplar dessa espécie.

metro.co.uk Tube-nosed fruit bat.

Lion’s mane jellyfish

A água-viva-juba-de-leão pertence à família Cyaneidae e é uma espécie gigante de medusa, da ordem Semaeostomeae. Os tentáculos dessa água-viva podem chegar a medir cerca de 30 metros. Esta espécie pode ser encontrada nas águas do Atlântico Norte e no Ártico.

dailymail Lion’s mane jellyfish.

Snub-nosed monkey

Esse macaco é um mamífero primata da família Cercopithecidae, encontrado no sul da China, ao norte do Vietnã e em Myanmar. Pode-se encontrar essa espécie em florestas que ficam nas montanhas, onde a neve pode durar até 6 meses.

theawesomedaily Snub-nosed monkey.

Frilled shark

Conhecido como tubarão-cobra ou tubarão-enguia, este é um dos animais mais antigos encontrados vivos atualmente. Em 2007, uma fêmea dessa espécie foi filmada em uma raríssima aparição no litoral do Japão, porém morreu horas depois devido a má condição física. O tubarão-cobra vive em águas profundas, que vão de 600 a 1000 metros.

stuffpoint Frilled shark.

Wolf fish

O wolf fish pode chegar a 2 metros de comprimento e quando atinge a maturidade ganha uma cor azulada. Sua barbatana dorsal se estende por todo o seu corpo e seus terríveis dentes são fortes e afiados para triturar moluscos e ouriços do mar; o interior de sua boca é composto por dentes molares. Este peixe pode ser encontrado na costa do nordeste do Reino Unido.

thefrisky Wolf fish.

Barreleye fish

Entre 600 e 800 metros de profundidade nas águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico é possível encontrar o Barreleye fish. Este peixe fica parado nas profundezas do oceano e possui a cabeça transparente para que consiga enxergar, pois seus olhos ficam na parte interna da cabeça. Outra curiosidade sobre o Barreleye fish é que seus olhos podem rodar e enxergar vários ângulos ao mesmo tempo, isso o ajuda na hora de capturar suas presas.

funcfish Barreleye fish.

Sea lamprey

As lampreias são animais de água doce que migram para o mar para se desenvolverem. Possuem corpo cilíndrico e liso, parecido com uma enguia. Sua boca é circular com diâmetro idêntico ao corpo. Alguns tipos de lampreias são parasitas que sugam o sangue de alguns peixes. A poluição das águas e a construção de barragens vêm reduzindo o número destes indivíduos.

holykaw Sea lamprey.

Pangolin

Encontrado em regiões tropicais da África e da Ásia, o pangolin é um mamífero que possui sete espécies diferentes. Seu nome origina-se da palavra “pangulang”, em malaio, que significa “animal que se enrola”.

palf-enforcement Pangolin.

Goblin shark

O tubarão-duende atinge até seis metros de comprimento e vive nas águas profundas – cerca de 2 mil metros de profundidade – dos oceanos, raramente é visto pelos humanos com vida.

wikipedia Goblin shark.

Yeti crab

Esse caranguejo é curioso por produzir o seu próprio alimento. Morador das profundezas do oceano, o caranguejo yeti absorve em suas patas metano e sulfeto de hidrogênio proveniente das fendas onde ficam instalados. Para as bactérias se desenvolverem mais rapidamente em suas patas, ele fica balançando – ininterruptamente – suas garras, e assim os gases nutrem as bactérias que posteriormente se tornarão seu alimento. Quando o alimento está pronto, o caranguejo “lambe” as suas patas e se alimenta.

madpet Yeti crab.

Banded piglet squid

Essa lula, com aparência amigável, é encontrada em 100 metros ou mais de profundidade nos oceanos do mundo todo e chega a medir até 10 cm de comprimento. Quando jovem, possui pigmentação clara com algumas manchas, já adulta, torna-se de cor avermelhada.

astronomy-to-zoology Banded piglet squid.

Saki monkey

Os macacos-parauacu (em português) são encontrados na América do Sul, principalmente no Brasil (região Amazônica), Suriname, Guiana e Guiana Francesa e são conhecidos por sua pelagem amarela na face. Alimentam-se de frutas, sementes, flores, folhas e até pequenos animais, como morcegos e aves. Eles vivem por aproximadamente 14 anos.

desibucket Saki monkey.

Uakari monkey

Existentes em quatro espécies distintas, os macacos uakaris são ativos e ágeis. Nativos das florestas tropicais da América do Sul, geralmente são encontrados na selva úmida próxima a água.

pawnation Uakari monkey.

Pygmy marmoset

Estes são os saguis pigmeus, os menores macacos do mundo! Eles pesam apenas 100 gramas e são encontrados em áreas da Colômbia e Equador, noroeste do Brasil e, principalmente, na Amazônia. Por serem tão pequenos e ágeis, os índios costumam coloca-los no cabelo para pegarem piolhos e outros bichinhos.

skansen-akvariet Pygmy marmoset.