Conheça 8 animais que vivem sozinhos e suas principais características

3.583 Visualizações
Os coalas são uma das espécies de animais que preferem viver na solidão por grande parte de sua vida.

Não é possível estipular a quantidade exata de animais existentes no mundo. Pesquisas recentes apontam que existem mais de 8 milhões de espécies, sendo que cada uma delas possui hábitos e características diferentes e específicas em termos de alimentação e modo de sobreviver.

Muitas espécies preferem viver em bandos ou até mesmo em pares, porém, existem animais que vivem sozinhos e na companhia apenas de si mesmos. Essa preferência não significa que eles são animais tristes ou melancólicos: a opção por viver sozinho pode ser apenas uma característica da espécie. Conheça a seguir oito desses animais que vivem sozinhos:

8 espécies de animais que vivem sozinhos e suas características

Rinocerontes

Os rinocerontes preferem viver sozinhos e são pouco tolerantes com outros animais. Isso se justifica por seu caráter forte, bravo e de pouca paciência. Essas características fazem com que o rinoceronte adulto normalmente opte por viver sozinho e procure companhia somente para reproduzir. Apesar de sua ferocidade, os rinocerontes são animais herbívoros e se alimentam somente de plantas.

Leopardos

Considerado um dos animais mais bonitos do mundo, o leopardo tem outras características além da beleza. Esse animal carnívoro vive sozinho durante a maior parte da vida, e busca outros companheiros apenas para acasalar ou durante a criação dos seus filhotes. Até mesmo a caça, momento em que muitas espécies se unem para obter melhores resultados, é realizada sozinha pelo leopardo.

Coalas

Existe uma lenda dizendo que é mais normal observar um coala próximo de uma árvore do que de outro coala, e é verdade! Por gostar muito de tranquilidade, essa espécie prefere viver na solidão por grande parte de sua vida. Quando são filhotes, esses animais vivem grudados nas costas das mães. Porém, assim que possuem independência suficiente para viverem sozinhos, eles se afastam e iniciam suas vidas solitárias.

Ursos

Apreciar viver sozinho é uma das principais características de todos os ursos. Isso está na natureza da espécie, independentemente de seu habitat — que pode variar de grandes florestas a áreas com gelo. Apesar de ser um dos animais que vivem sozinhos, os ursos também procuram outros da espécie para reproduzir.

Ornitorrincos

Outro animal que vive sozinho é o ornitorrinco. Originário da Austrália, esse animal semiaquático adora a solidão e vive sozinho por quase toda a sua vida. É possível observar alguns animais da espécie vivendo aos pares, mas essa situação é muito rara. Confira algumas curiosidades sobre o ornitorrinco neste post.

Lobos-guarás

Também conhecido como o lobo solitário, o lobo-guará faz parte dos animais que vivem sozinhos. Procurando a companhia de outros da espécie apenas para reprodução, o lobo-guará prefere andar e caçar sozinho e se alimenta de frutas e de outros pequenos animais.

Toupeiras

Outra espécie que entra na lista de animais que vivem sozinhos é a toupeira. Considerado um dos animais mais solitários do mundo, a toupeira gosta de cavar vários buracos na terra, porém, detesta dividi-los. Grande parte da sua vida se resume em cavar e atravessar túneis que possuem espaço apenas para um animal.

Preguiças

Além de lentas e dorminhocas, as preguiças também fazem parte da lista de animais que vivem sozinhos. Com exceção da época de acasalamento, essa espécie prefere ficar pendurada sozinha em uma árvore de sua preferência e sua alimentação consiste basicamente em frutas, folhas e raízes.

Imagem: Freder / iStock / Getty Images Plus