Conheça 13 representantes da arquitetura no mundo animal

5.313 views

Apesar do avanço científico conquistado pelo ser humano nos últimos anos, nós ainda temos coisas importantes para aprendermos com a natureza. A maneira como certos bichos conseguem criar coisas muito interessantes com materiais simples é estupendo. A maioria dos animais se contenta em achar um refúgio um pouco mais confortável ou seguro, porém, existem verdadeiros representantes da arquitetura entre os animais, aqueles que constroem casas perfeitamente adaptadas ao seu estilo de vida e suas necessidades de sobrevivência.

Confira 13 exemplos de animais que se destacam por sua capacidade de utilizar elementos simples, como pedaços de madeira, grama e folhas, para criarem seus ninhos.

Tecelão-Social

Nativo da África do Sul, Namíbia e Botswana, o Tecelão-Social, ou Sociable Weaver, tece enormes ninhos feitos de pedaços de madeira e capim, que são capazes de abrigar centenas de pássaros. As câmaras internas mais profundas mantêm uma temperatura mais elevada durante a noite, criando um ambiente mais quente para as aves.

8140177@N08 Sociable Weaver.
Denis Roschlau Tecelão-Social.

 

Formigas Tecelãs Australianas

Oriundas da África Central e do Sudeste Asiático, essas formigas constroem seus ninhos juntando folhas, grudando-as com seda de larvas.

ingoarndt Formigas Tecelãs Australianas.

 

Pássaro Pavilhão

O Pássaro Pavilhão macho faz grandes cabanas com galhos de árvores. Uma característica interessante, é que estes pássaros gostam de “enfeitar” seus lares com flores, bagas e outros arranjos para atrair as fêmeas de sua espécie.

ingoarndt Pássaro Pavilhão.
thewildernessalternative Pássaro Pavilhão.

 

Cupim-bússola

Este animal constrói casas de até três metros de altura, que têm temperaturas reguladas. Essas casas são mais ou menos orientadas de acordo com coordenadas norte-sul, por isso o nome de bússola.

ingoarndt Cupim-bússola.
dabendansbookshelf Cupim-bússola.

 

Abelhas

Centro de toda a vida das abelhas, as colméias são construídas à base de cera e abrigam os filhotes e o mel produzido.

damianbiniek Abelhas.

 

Formiga Vermelha de Madeira Europeia

Esse tipo de formiga é capaz de carregar materiais até 40 vezes mais pesados que seu próprio corpo. Assim, elas são capazes de transportar plantas, terra e até pedras para construírem grandes montes no chão de florestas.

ingoarndt Formiga Vermelha de Madeira Europeia.

 

João de Barro

Exemplo clássico de arquitetura animal, o João de Barro constrói seu ninho com lama e barro. Suas casas são criadas para suportarem chuvas e ataques de predadores.

erichenrique João de Barro.

 

Pássaros Tecelões

Espertos, estes pássaros costumam construir seus ninhos em palmeiras e acácias espinhosas, onde seus predadores tenham mais dificuldade em alcançá-los.

ingoarndt Pássaros Tecelões.
dr_farhan Pássaros Tecelões.

 

Vespas

Constituídos por favos de mel internamente, os ninhos das vespas são revertidos por vegetais, lascas de árvores, resinas e outros materiais encontrados na natureza.

reddit Vespas.

 

 Castor

O ninho do castor é um dos mais curiosos da natureza. Com seus dentes, eles transformam galhos de árvores em lascas para construir suas casas dentro d’água.

ingoarndt Castor.

 

 Japu

Encontrado no México e no Panamá, o japu (Montezuma Oropendola) constrói ninhos pequenos, feitos de grama. Animal coletivo, normalmente vive em colônias de cerca de 30 aves.

69390893@N05 Japu.

 

 Andorinhas

As andorinhas constroem ninhos em locais isolados, utilizando materiais diversos, como lama, restos de vegetais e saliva. Na China, a sopa de ninho de andorinha é uma iguaria comum.

Andorinhas.

 

 Moscas d’água

As moscas d’água constroem seus casulos temporários dentro dos rios, excretando seda por suas glândulas salivares e coletando materiais resistentes. Vaidosas, elas gostam se envolver em jóias e pedras preciosas.

janhamrsky Moscas d’água.