Designer desenvolve equipamento que transforma garrafas PET em roupas

1.097 views
electroluxdesignlab Máquina PETE.

A reciclagem de materiais é um conceito que ganha cada vez mais destaque na sociedade e no modo de vida das pessoas atualmente. Com o crescimento populacional e, consequentemente, o volume de resíduos, o reaproveitamento é a melhor forma de proteger o meio ambiente.

Com a intenção de reduzir a quantidade de lixo, o designer húngaro Kovács Apor criou o conceito da “PETE”, uma máquina que poderá transformar garrafas plásticas em roupas de maneira prática e em casa. O projeto, um dos seis finalistas no projeto Electrolux Design Lab, é de um aparelho de tamanho aproximado ao de micro-ondas e montado em qualquer parede.

“O consumidor só tem de escolher o tipo de roupa, cor e corte. Enquanto a máquina dá a quantidade de garrafas PET necessárias para a fabricação, transforma as garrafas em poliéster e imprime as roupas”, explica Apor. “Este método cria uma reciclagem natural para garrafas de plástico e transforma o consumidor em um designer ecológico.”

De acordo com o criador da máquina, a ideia para a construção da “PETE” veio durante uma visita ao Delta do Rio Danúbio, o segundo mais longo da Europa. De acordo com o designer, algumas pessoas falaram que se um dia o rio secasse, só sobrariam as garrafas plásticas no solo. Foi aí que ele desenvolveu o conceito do equipamento de reciclagem caseiro, no intuito de evitar que isso acontecesse.

“Usando “PETE” haverá menos lixo em nossos rios e na natureza, tudo isso contribui para uma casa saudável”, conclui o designer na esperança de ver no futuro o seu conceito empregado na casa das pessoas.

electroluxdesignlab Máquina PETE.