Descubra a quantidade de água usada na fabricação de 10 produtos do seu dia a dia

5.375 Visualizações
Pegada hídrica é a quantidade de água utilizada na fabricação de produtos.

A água é um recurso natural essencial para a vida e, por isso, é necessário que todas as pessoas se dediquem a economizá-la ao máximo. No entanto, não é apenas por meio da adoção de banhos rápidos que deve ser feita a economia de água, uma vez que este bem é muito mais utilizado no dia a dia do que por meio do simples consumo em casa.

Você já parou para pensar qual é a quantidade de água usada na fabricação dos produtos usados no cotidiano? Descubra a seguir:

Qual a quantidade de água usada na fabricação de produtos comuns?

Papel

Parte dos cadernos, bloquinhos de anotação, livros e em diversos outros itens, o papel é amplamente utilizado no dia a dia. Além de estar associada ao desmatamento, a fabricação de papel consome uma grande quantidade de água: cada folha de papel usa até 10 litros de água, o que significa o consumo de mil litros a cada 100 folhas.

Plástico

Este é outro exemplo de item que está presente na casa inteira, da cozinha ao quarto. Para um quilo de plástico, são consumidos cerca de 180 litros de água.

Vinhos

O vinho passa por diversos processos até que a garrafa chegue à sua mesa. Ao longo deles, são consumidos mais de 460 litros de água.

Leite

A não ser que você esteja coletando o leite diretamente da vaca, sem qualquer processo industrial no caminho, cada litro de leite consumido equivale ao uso de mil litros de água. Aliás, mesmo que você esteja retirando o leite vaca, uma parcela disso continua sendo gasto, uma vez que o animal precisa beber para se manter saudável e produzir leite.

Chocolate

Uma das guloseimas preferidas de muita gente, o chocolate exige a utilização de 1,7 mil litros de água para a produção de uma única barra.

Camisas de algodão

As camisas de algodão, confortáveis e populares, precisam de 2,5 mil litros para chegarem às lojas.

Carne de porco

Entre toda a água consumida pelo porco e a usada nos processos industriais, são gastos até seis mil litros de água para a produção de um quilo de carne suína.

Jeans

Calças jeans vão muito bem com camisas, certo? E também combinam nos gastos: uma única calça precisa de 10 mil litros de água para ser produzida.

Sapatos de couro

Vamos completar o look: um par de sapatos de couro usa 17 mil litros na sua produção.

Carro

A fabricação de um carro gasta nada menos do que 400 mil litros de água.

Essa quantidade de água usada na fabricação de produtos é chamada de pegada hídrica, e está presente em peso na maioria dos itens que compramos e consumimos no cotidiano. Por isso, é tão importante economizar não apenas a água do banho e da pia, mas também a que é utilizada na fabricação dos produtos que fazem parte do nosso dia a dia.

Imagem: paylessimages / iStock / Getty Images Plus