5 formas de fazer reutilização do lixo doméstico

9.278 views
A reciclagem do lixo doméstico é uma das melhores formas de preservar o meio ambiente.

O lixo que fabricamos todos os dias surge de diversos setores. O lixo orgânico, por exemplo, vem dos restos de comida, enquanto os recicláveis são provenientes de pacotes e de outros produtos, e o chamado lixo eletrônico é formado por celulares e computadores que não são mais utilizados. O volume desses resíduos é bastante significativo para o meio ambiente, mesmo que não pareça apenas para você.

No caso de cidades grandes, a situação é ainda mais grave, pois são poucas as pessoas que fazem o descarte correto (e separado) de todos esses resíduos. Há muitos focos de doenças causados pelo descarte incorreto, e as consequências para o ambiente são terríveis a curto, médio e longo prazo.

A boa notícia é que há formas de todo mundo ajudar. A reciclagem é uma das principais, sendo de extrema importância para a preservação do meio ambiente, mas não é a única solução existente. Reutilizar resíduos é igualmente essencial, pois diminui a quantidade de detritos despejados em lixões e aterros, e aumenta o ciclo de vida dos produtos antes que eles sejam realmente descartados por completo.

5 formas de reutilizar o lixo doméstico

A palavra de ordem para a reutilização do lixo é criatividade. Uma mente criativa consegue pensar em dezenas de maneiras de alterar o uso de algo que já não parece mais servir para nada. Confira dicas que podem servir de inspiração:

Aproveite embalagens

Centenas de embalagens podem durar muito mais do que apenas o tempo que leva para que o produto seja retirado de dentro delas. Lembre-se como as caixas de sapato já viraram milhares de coisas nos projetos escolares das crianças, por exemplo. A reutilização também pode servir para os adultos: use caixas de todos os tamanhos para organizar e guardar outros objetos, ou recorte-os e faça uma decoração personalizada em casa. Os vidros também podem entrar no rol de decoração, principalmente as garrafas.

Verifique as peças dos eletrônicos

Quando um aparelho eletrônico para de funcionar e o conserto não vale a pena, geralmente ele é jogado fora por inteiro. Entretanto, muitas peças em ótimo estado acabam indo para o lixo também, o que não apenas polui o planeta, mas faz com que você perca a chance de reutilizar esses itens em outros dispositivos ou até mesmo lucrar com eles.

Reutilize envelopes

Se você recebe e manda muitos pacotes ou cartas, considere reutilizar os envelopes em vez de sempre descartá-los. É só colar etiquetas por cima do remetente e do destinatário e pronto!

Não desperdice alimentos

Os restos de alimento nem sempre são compostos por pedaços que estão estragados e não podem ser utilizados. Muitas vezes, são jogados fora algumas partes que sobram ou que parecem não ter utilidade (como as cascas), mas que podem perfeitamente ser reaproveitadas por meio de deliciosas receitas. Confira aqui algumas receitas que reaproveitam alimentos!

Folhas de papel

O uso de papel ainda é muito elevado no dia a dia, e é comum que as pessoas os desperdicem constantemente. Se uma folha já foi utilizada, antes de descarta-la, utilize o verso como rascunho ou para anotar listas de compra e lembretes.

Imagem: monkeybusinessimages / iStock / Getty Images Plus