Confira 10 aves capazes de camuflar seus ninhos na natureza

4.737 Visualizações

Técnica importante de sobrevivência, a camuflagem é muito utilizada por animais para a defesa contra predadores naturais. A ideia é, de alguma maneira, conseguir passar despercebido por quem possa causar algum risco. Assim, no meio ambiente encontramos seres capazes de mudar sua coloração, como os camaleões, outros simplesmente já são tão adaptados ao seu habitat que conseguem desaparecer apenas escolhendo a posição correta, como algumas corujas.

Porém, ainda existem animais que investem em uma abordagem diferenciada: eles escondem as suas casas. Este tipo de camuflagem é muito comum entre pássaros de pequeno porte, no intuito tanto de se proteger, quanto de arranjar um ambiente seguro para seus ovos e filhotes.

Materiais simples, como folhas, madeira, barro, cascas de árvores e até produtos feitos pelo homem, são utilizados com maestria. Além disso, elementos do próprio ambiente são importantes, como pedras que se parecem com ovos e confundem possíveis predadores naturais.

O Pensamento Verde preparou uma lista com 10 exemplos de aves que dominam a arte de camuflar seus ninhos.

Columbia Magazine Beija-flores usam líquen, papel e até pedaços de tinta para dar aos seus ninhos tonalidade e textura parecidas com as árvores.
Knox News O Pintassilgo-pinheiro esconde bem seus ninhos, mas também os constroem em ambientes isolados por conta de seus hábitos de acasalamento no inverno.
IFL Science O Mandarim usa galhos e folhas para camuflar seus ninhos.
Commons.wikimedia Os ovos do Wrybill se misturam com as pedras ao redor, de maneira que dificilmente são identificados.
Tywkiwdbi Assim como o Wrybill, o Borrelho-de-dupla-coleira é outro pássaro que usa pedras e cascalho para camuflar seus ovos.
Kids.britannica O Campylorhynchus brunneicapillus constrói seus ninhos nos cactos.
Funny-pictures A espécie de coruja Megascops asio não constrói ninhos, mas se esconde em cavidades ou buracos nas árvores.
Macphailwoods O Seiurus aurocapilla constrói seu ninho no chão das florestas com pequenos gravetos.
Valeaston O Bushtits faz seu ninho com teia de aranha, líquen, grama e a folhagem que encontra em volta.
Where Mountains Meet Pairie O Pardal Vesper faz buracos no solo, revestidos com grama seca e gravetos.