O que é comunidade biológica?

33.939 views
Comunidade biológico
Floresta. Foto: culturamix

O termo Comunidade Biológica, biocenose ou biota, é um conjunto de outras comunidades que habitam um biótipo, ou seja, uma região que apresenta as condições de regularidade para a existência de uma comunidade animal ou vegetal. Essas comunidades são as populações das espécies que vivem no mesmo local. O biótipo corresponde à menor parcela de um habitat que é possível discernir geograficamente.

Sendo assim, uma comunidade biológica é a junção de vários indivíduos de espécies de plantas e animais em um determinado espaço.

Para a comunidade sobreviver ela depende de fatores físicos e químicos do meio ambiente. Ou seja, um local possui um tipo de solo que, por sua vez, contém diferentes minerais e água, juntos eles influenciam no clima da região com fatores como umidade, temperatura e luminosidade. A partir daí, os seres vivos ali presentes também serão influenciados, podendo existir espécies específicas apenas dessa região e outras espécies que conseguem se adaptar a diferentes cenários, seja por migração natural ou influenciada pelo ser humano.

O deserto, zonas temperadas, polos, trópicos, montanhas, grutas, florestas, metrópoles, rios, represas, lagos, beira-mar, alto mar, zona abissal são alguns exemplos de biótipos.

Os fatores abiótipos, que moldam e definem as comunidades biológicas de cada região são a luz, o oxigênio, a areia, as estações do ano, o frio, o calor, a altitude, o gás carbônico, o gelo, os ventos, a umidade, a salinidade, a corrente, as marés e a poluição.

Deserto
Deserto. Foto: michele_ficara_manganelli

A comunidade biológica de uma floresta, por exemplo, é formada por populações de arbustos, árvores, pássaros, formigas, macacos, felinos, microrganismos, etc., que convivem e se inter-relacionam. É desta forma que surge um ecossistema, com base na união entre a comunidade biológica, o local e condições climáticas.

Já o conjunto de ecossistemas existentes na Terra é denominado de bioesfera, porém eles ainda podem ser classificados como Biomas (união de ecossistemas próximos) e Biorregião (conjunto de biomas).