Carcaças de baleias encontradas no litoral africano preocupam ambientalistas

577 views
Baleia na costa de Gana mg1
Foto: AFP

Aproximadamente 20 baleias foram encontradas mortas na costa litorânea ganesa, continente africano, desde 2009. Só neste ano, por exemplo, foram contabilizadas oito baleias mortas no mês de setembro. A causa das mortes é desconhecida, porém, diante do fato associações ambientais temem que a presença da indústria petroleira propulsione o aumento do número dessas ocorrências e coloque em risco a fauna marinha da região.

Organizações de defesa do meio ambiente e ligadas a projetos de redução de impacto ambiental demonstraram sua preocupação pelo fato da proximidade das carcaças de mamíferos marinhos serem descobertas em locais de atividades da indústria petroleira na costa do país. As instituições temem que o processo de retirada do petróleo do fundo do mar de alguma maneira coloque em risco a vida das baleias.

No final de outubro foi encontrada a vigésima carcaça de baleia em uma praia praticamente deserta na Região Ocidental, local onde Gana extrai a maior parte de seu petróleo, afirmou o coordenador.

O petróleo produzido no país vem principalmente de uma jazida no oceano Atlântico, denominada Jubilee, descoberta em 2007 pela Kosmos, companhia americana. Atualmente, a empresa anglo-irlandesa Tullow é a principal operadora desse sistema de extração.

De acordo com Kyei Kwadwo Yamoah, coordenador da organização não governamental (ONG) Amigos da Nação, é preciso estudar a hipótese do aparecimento das carcaças com a atividade de extração petrolífera e ainda saber se pode impactar a vida das pessoas das comunidades vizinhas.

Baleia na costa de Gana mg1
Foto: noticiassustentaveis