Forno que reduz poluição é aposta de empresa sustentável

414 views
Ondatec
Foto: ondatec

Procurar alternativas que beneficiem a indústria e principalmente o meio ambiente. Foi com este objetivo que a Ondatec venceu a categoria “Indústria” do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade, ao criar um forno que queima madeira e produz carvão vegetal e ainda consegue aproveitar os gases desse processo e gerar o bio óleo como fonte de energia limpa. A tecnologia proporciona mais qualidade de vida aos trabalhadores e menos degradação ambiental.

A ideia do produto começou a ser estudada em 2003 em parceria com a Universidade de Uberaba (Minas Gerais), mas só foi finalmente fabricado pela empresa em 2007. O método, se comparado com os processos tradicionais de produção de carvão vegetal, é capaz de trazer mais benefícios para a natureza, pois evita altas emissões de carbono e ainda produz fontes de energia térmica (usando os gases) e o bio óleo, combustível orgânico. De acordo com dados da empresa, a tecnologia consegue recuperar aproximadamente 55% da energia original da madeira dispersada pela fumaça dos processos convencionais.

Para Ricardo Naufel, diretor técnico da empresa, “Toda mudança radical tem que ultrapassar as barreiras culturais, que no caso do carvão são milenares. Assim, a visibilidade da vitória é sempre importante para ajudar a quebrar essas barreiras”, sobre o reconhecimento que a tecnologia recebeu na premiação de sustentabilidade na indústria brasileira.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Ondatec Tecnologia Industrial em Microondas Ltda.

Ação: Uma proposta de sustentabilidade à cadeia produtiva do carvão