Os benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA)

1.030 views
Terapia com animais
Foto: meuamigopet

O contato e a convivência com animais sempre trouxe benefícios ao homem. Com a descoberta das Terapias Assistidas por Animais (TAA), as sensações de conforto e calma comuns a essa relação passaram a fazer parte do processo terapêutico de tratamento de diversas doenças, com eficiência atestada cientificamente.

Neste tipo de terapia, o animal é parte integrante do tratamento, ajudando a resgatar a afetividade, estimulando a sensorialidade e aumentando o ânimo do paciente.

Para promover melhorias significativas no funcionamento emocional, social, físico e cognitivo, as sessões têm objetivos previamente definidos e são sempre realizadas por um profissional da saúde.

Essas terapias podem ser utilizadas em tratamentos de pessoas com deficiências mentais ou problemas de aprendizagem, crianças e adultos com dificuldade de adaptação social, idosos em lares de repouso e pacientes com problemas físicos ou psicológicos.

Um dos animais mais utilizados em Intervenções Assistidas por Animais é o cão. Gatos, coelhos, tartarugas, calopsitas, cavalos e burros também são comuns em terapias de recuperação e reabilitação e são indicados de acordo com a necessidade do paciente. A escolha da espécie mais adequada para o tratamento é feita sempre através de avaliação médica.

Apesar de contar com atividades diferentes, elaboradas para cada necessidade, a TAA tem como fundamento a relação afetiva e a interação prazerosa entre pessoas e animais. Nela, o simples ato de segurar um coelho no colo ou acariciar um gato já traz benefícios ao paciente, proporcionando estímulos motores e relaxamento.

Terapia com animais
Foto: inataa