Microfones ecológicos ganham destaque em prêmio de sustentabilidade

483 Visualizações
Microfone ecológico
Foto: madeinforest

“O microfone ecológico surgiu no momento em que estávamos passando dificuldade com a entrada de produtos chineses no mercado nacional”, relata Job Cruz de Pinho, inventor do produto, ao portal Made in Forest. Depois de observar a grande quantidade de madeira no Amazonas, estado onde se encontra o maior pólo de produção industrial do Brasil, o diretor do projeto decidiu que era possível concorrer com os artigos da China, fazendo um produto com matéria-prima encontrada praticamente em casa. A ideia que chamou atenção pelo conceito e principalmente pela escolha dos materiais, o que tornou a empresa Alô Som Componentes Eletrônicos da Amazônia uma das finalistas do 3º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, na categoria Microempresa.

O microfone foi criado no começo de 2005 e faz parte do projeto “Falando com a Floresta”. Para a produção do instrumento foram realizadas pesquisas junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Após as constatações sobre os métodos os quais não agrediam o meio ambiente, foram escolhidos os materiais de produção, resíduos de madeira reciclada vindas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), que seriam jogadas nos lixões, e ainda tampa de garrafa PET.

Pinho optou pela madeira pois o material funciona como isolante elétrico e evita que o usuário leve uma descarga elétrica, muito comum no caso de microfones convencionais. Ele relata que as ações sustentáveis não param por aí, o diretor da empresa pretende aprimorar o microfone criando um bocal de semente de tucumã, fruta típica da região.

3° Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Alô Som Componentes Eletrônicos da Amazônia

Ação: Microfone ecológico a base de resíduos de madeira e tampa de garrafa PET