Atitudes ecologicamente corretas para a preservação do meio ambiente

3.527 Visualizações
água
Foto: fpamplona

Ser ecologicamente correto significa ter atitudes e promover ações que diretamente venham a contribuir de forma positiva com o meio ambiente. No dia a dia de qualquer pessoa, sem grandes esforços, é possível agir em função de um melhor convívio entre natureza e o homem.

Em casa

Uma das maiores preocupações do mundo é com a escassez de água, por isso evitar o desperdício desse bem precioso é a lição de casa mais importante. Feche as torneiras ao escovar os dentes e ao lavar a louça. Espere juntar uma boa quantidade de roupas antes de lavá-las. Aproveite a água da chuva para lavar o carro, o quintal e a calçada. Tome banhos curtos entre 7 e 10 minutos é o tempo necessário para uma boa ducha.

Separar os lixos para facilitar a coleta seletiva garante que boa parte do material que você está descartando será reciclado adequadamente. Nunca jogue óleo de cozinha pelo ralo para que caia na rede de esgoto, reutilize e faça sabão caseiro. Opte por sacolas retornáveis e sacos de lixo biodegradáveis. Desligue todos os aparelhos que não estão em uso da tomada. O consumo exagerado de energia dificulta diretamente a preservação do meio ambiente. O plantio de árvores e de mini-hortas também colabora positivamente para uma melhor qualidade do ar.

No trabalho

coleta seletiva
Foto: realbrasilconsultoria

Promover palestras, debates e incentivar o descarte consciente de matérias em ambientes corporativos colaboram para uma rotina sustentável.

Espalhar lixeiras seletivas, evitar impressões e uso de papel desnecessariamente, usar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e de tecnologia verde. Nunca descartar produtos químicos em vias públicas ou lixo comum. Incentivar o rodízio de caronas entre os funcionários.

Deixar o carro na garagem e optar por caminhadas, bicicletas, caronas ou uso de transporte coletivo, também beneficiam o meio ambiente. Escolas e faculdades devem abrir seus espaços para incentivar e informar alunos e a comunidade sobre ações ecologicamente corretas.