As seis florestas mais belas e curiosas do mundo

776 Visualizações

Conheça essas florestas reais que mais parecem cenário de filme

As florestas cobrem cerca de 30% da superfície da Terra e desempenham um papel importante para a saúde do planeta. Além disso, algumas delas também oferecem uma paisagem exuberante e encantadora, chegando até a lembrar um cenário de filme de ficção.

Reunimos aqui seis florestas que se destacam por características únicas. Confira!

Parque Nacional de Zhangjiajie, China

Localizado na cidade de Zhangjiajie, na província de Hunan, no norte da China, este parque (que mais parece uma floresta) ocupa uma área de mais de 4 mil hectares e é um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO. Com uma taxa de cobertura florestal de mais de 98%, o local conta com atrações impressionantes, como uma ponte de vidro localizada a 300 metros de altura, além de uma paisagem cinematográfica, que serviu de cenário para boa parte das filmagens de Avatar, o premiado filme de James Cameron.

Alameda dos Baobás, Madagascar

A avenida ou alameda dos baobás é um grupo de árvores baobá (Adansonia) que circundam a estrada de terra entre Morondava e Tsiribihina Beloni, no oeste de Madagascar. Diferente de uma floresta tradicional, que é repleta de árvores, esta paisagem atrai turistas o ano todo e se transformou em uma das principais atrações turísticas naquele país. Mas apesar de sua popularidade, a área não tem centro de visitantes ou taxas de entrada, e moradores locais recebem pouca renda do turismo. A Conservation International, em parceria com Fanamby, uma ONG de Madagascar, lançou um projeto de ecoturismo que visa a conservação da área e melhoria econômica para a comunidade local.

The Dark Hedges, Irlanda do Norte

Esta floresta já foi cenário de filmes e séries, como Game of Thrones. Esta bela alameda de faias foi plantada pela família Stuart, por volta de 1775, com o propósito de tornar o caminho uma paisagem impressionante para os visitantes da mansão Gracehill House, hoje transformada em um clube de golfe. A popularidade do local atraiu nos últimos anos um grande número de visitantes, o que tem causado problemas, uma vez que o tráfego de veículos danifica as raízes das árvores. Por conta disso, em 2009 foi criado o Dark Hedges Preservation Trust, uma instituição que tem como objetivo preservar as cerca de 90 árvores que ainda resistem ao tempo.

Puzzlewood, Inglaterra

Esta floresta incrível reúne árvores centenárias que inspiraram autores como JK Rowling e JRR Tolkien. Os visitantes que vão a Puzzlewood encontram caminhos rochosos, cobertos de musgo, e ruínas de cavernas, um ambiente cheio de mistério com um toque de magia.

As características geológicas que fazem de Puzzlewood um local único, são conhecidas como carrancas. Essas notáveis ​​formações rochosas se desenvolveram há milhões de anos, formando cavernas subterrâneas. Com o tempo, a elevação e a erosão expuseram esses sistemas de cavernas na superfície.

Há uma história interessante em Puzzlewood. O local já foi explorado pelas civilizações mais antigas para a extração de minério de ferro. Isso pôde ser comprovado por conta da evidência da ocupação romana, devido à descoberta de um tesouro com mais de 3.000 moedas da época do império romano, escondidas em três potes de barro numa cavidade das formações rochosas.

Floresta Submersa, Lago Kaindy, Cazaquistão

Nas montanhas Tian Shan, no Cazaquistão, fica o lago Kaindy, formado em 1911 após um terremoto. O deslizamento de terra fez com que nascesse no local uma represa, com 30 metros de profundidade. A sua temperatura é baixa, chegando até 6 graus Celsius, o que ajuda a preservar os grandes pinheiros e outras árvores, cujos enormes troncos ficam submersos e as pontas acima da água. Outra curiosidade é que a água que recobre esta floresta tem uma coloração azul turquesa, que é causada por calcários e por outros depósitos minerais que se misturaram, proporcionando um aspecto cristalino que permite ver as profundezas do lago.

the blooming beautiful apricot valley in spring season of Xinyuan county of Yili, Xinjiang.

Yili Apricot Valley, China

Esta é uma típica floresta de conto de fadas. A maior plantação de damascos da província de Xinjiang, na China, é de tirar o fôlego. Localizada no condado de Xinyuan, próximo da fronteira com o Cazaquistão, todos os anos, de junho a setembro, o vale fica inundado de flores rosas e brancas, que tornam esta floresta chinesa, uma das mais lindas do planeta.