7 espécies de gato que talvez você não conheça

12.856 views

Espertos, bonitos, manhosos, bagunceiros… Gatos são animais incríveis e que chamam a atenção de todo mundo, até mesmo de homens e mulheres que preferem cães e outros animais de estimação. Outro ponto interessante é que mesmo com a percepção de que os gatos são arrogantes e individualistas, muitas espécies são dóceis e podem conviver em plena harmonia com os moradores de uma casa, basta oferecer um ambiente adequado e carinho.

Além das espécies mais comuns de gatos que normalmente encontramos pela cidade ou na casa de amigos, existem ainda espécies que talvez você não conheça. São animais selvagens que vivem em localidades com baixo índice populacional e/ou com condições climáticas extremas. Do deserto ao gelo, algumas espécies de gatos surpreendem pela beleza e capacidade de sobrevivência. Ficou com curiosidade? Confira 7 espécies incríveis de gatos!

Vida selvagem: espécies de gato na natureza

Gato-da-areia: esta espécie de gato vive em desertos, sendo a única espécie felina de todo o mundo que habita territórios tão áridos. A água que bebe tem como origem a própria alimentação baseada em roedores, aves, lebres, répteis e até mesmo artrópodes. Normalmente pode ser encontrado no norte e sudoeste da África e os adultos não medem mais de 60 cm.

iStockphoto.com / yairleibo Gato-da-areia

Lince-do-canadá: também conhecido apenas com lince-canadense, esta espécie rara de gato selvagem é totalmente adaptada para viver em florestas geladas do Canadá e Estados Unidos. Podendo pesar até 17 kg na fase adulta e medindo até pouco mais de um metro, o lince-do-canadá se alimenta de roedores, peixes e pássaros.

iStockphoto.com / JohnPitcher Lince-do-canadá

Gato-pallas: esta espécie vive quase que exclusivamente na Rússia e Mongólia e recebe também o nome de Manul. De hábitos noturnos e do porte da maioria dos gatos domesticados, o gato-pallas tem como diferença a postura mais atarracada e rechonchuda. É um animal bem arisco aos humanos e que pode viver mais de 10 anos.

iStockphoto.com / User10095428_393 Gato-pallas

Gato-caracal: uma das espécies mais incríveis e belas do mundo, o gato-caracal (também conhecido como lince-do-deserto) habita a África e Ásia Menor. É um animal com pernas longas e pode medir até 65 cm na fase adulta, sendo uma das espécies mais ariscas de todo o mundo. Curiosidade: pode pular até três metros verticalmente, uma habilidade específica para caçar aves.

iStockphoto.com / FourOaks Gato-caracal

Gato-dos-pampas: encontrado no Brasil, Peru e Argentina, este gato pode medir até um metro de comprimento e pesar até sete quilos na fase adulta. Vive em regiões com capim alto e com muitas árvores, inclusive faz os ninhos em pinheiros e outras grandes árvores. Sua pelagem marrom-ferrugem ao cinza-alaranjado é alvo de caçadores e traficantes de animais.

flickr.com / Inao Gato-dos-pampas

Gato-leopardo: também conhecido como leopardo-asiático, esta espécie habita o sudeste asiático e o subcontinente indiano. Pode medir até 45 cm (mais 20 cm de cauda) e pesar até sete quilos. É um animal que escala árvores com grande facilidade e que caça roedores, aves, répteis, anfíbios, lebres e outros animais de pequeno porte.

flickr.com / Tambako The Jaguar Gato-leopardo

Gato-jaguarundi: com orelhas e pernas curtas, este gato pode ser encontrado desde os Estados Unidos até a Argentina. Vive em regiões próximas a rios e lagos, porém já foram catalogados também em regiões bem áridas. Pode medir até 60 cm e pesar seis quilos na fase adulta.

flickr.com / Fábio Manfredini Gato-jaguarundi