Turbinas sustentáveis são capazes de suprir a demanda elétrica do planeta

253 Visualizações
Aerogerador

Responsáveis pela emissão de gases poluentes e com funcionamento economicamente dispendioso, as usinas térmicas causaram prejuízos de R$ 10 bilhões no primeiro trimestre deste ano somente no Brasil. Considerando a desvantajosa relação entre custo e benefício, tanto ambiental quanto financeiro, dessa forma de produção energética mundialmente popular, pesquisadores estadunidenses estão projetando modelos de turbinas eólicas voadoras e oceânicas, visando impulsionar o fornecimento de eletricidade limpa e sustentável.

Segundo um estudo publicado na revista norte-americana Energias Renováveis, cientistas da Universidade de Delaware (EUA) veem a fabricação de aerogeradores, semelhantes a pipas, como alternativa eficiente para abastecer grandes populações. Alcançando alturas extremas, os dispositivos aproveitam a força dos ventos para produzir terawatts ao longo de anos, demonstrando potencial para suprir a demanda por energia em todo o planeta.

Construídas a partir de materiais mais baratos, as turbinas eólicas voadoras podem ser adaptadas às necessidades de cada localidade, evitando impactos visuais e sonoros. Entretanto, o único impasse para implantar tais sistemas de geração de energia é o estabelecimento da distância adequada entre as amarras de transmissão e a zona de atuação dos aerogeradores, no intuito de preservar a segurança de todos e a integridade dos itens.

Enquanto isso, a empresa Crowd Energy, desenvolvedora das turbinas energéticas oceânicas, está buscando recursos através da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Elaborado pelo ambientalista Todd Janca e pelo irmão mergulhador Phillip Janca, o mecanismo usa a movimentação dos mares para funcionar, ou seja, uma fonte de energia ilimitada. Sendo assim, de acordo com o Bureau of Ocean Energy Management, a inovação necessitaria de apenas um milésimo do potencial energético da Corrente do Golfo, no oceano Atlântico, para atender a 35% da demanda energética do estado norte-americano da Flórida.

Portanto, tendo em vista a criação de turbinas capazes de disponibilizar a eletricidade que o mundo precisa atingir o desenvolvimento sustentável, tais dispositivos merecem as atenções dos governos e organizações internacionais, uma vez que a implementação destes tipos de tecnologia beneficiariam a sociedade e a atmosfera terrestre imediatamente.

kickstarter Turbinas energéticas oceânicas.