Google lança ferramenta sobre energia solar

11.958 Visualizações
Reprodução / Youtube Invenção avaliaa necessidade o uso de placas fotovoltaicas.

Sempre à frente nas inovações e buscando contribuir para o desenvolvimento tecnológico e sustentável da sociedade como um todo, o Google acaba de lançar uma ferramenta voltada para as fontes renováveis.

A ideia é que a ferramenta online ajude os proprietários a calcularem o potencial de captação de energia solar dos seus telhados e decidir se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em casa ou não.

O Project Sunroof surgiu após a empresa identificar que um número crescente de pessoas buscava na internet informações sobre possíveis economias que poderiam fazer ao optar pela energia solar.

A ferramenta vem sendo testada na área da Baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston, mas deve ser estendida para todos os 50 estados americanos e, potencialmente, para outros países.

Para testar a ferramenta, quem estiver em uma dessas regiões pode digitar o endereço residencial ou comercial no Projeto Sunroof para saber o total de luz solar que atinge o seu telhado durante o ano.

O resultado é gerado com base em alguns fatores pré-determinados pela equipe que criou o sistema. Dentre eles estão dados da orientação do telhado, sombra de árvores e edifícios nas proximidades, além dos padrões climáticos locais.

O objetivo é ter os dados mais claros possíveis para que o resultado seja satisfatório. Também é possível digitar o total pago na conta de energia elétrica para personalizar os resultados.

Com as informações em mãos, a ferramenta estima a quantidade que o proprietário poderia economizar com painéis solares e ainda ajuda a conectá-lo com fornecedores locais da tecnologia.

Para divulgar o projeto, o Google divulgou um vídeo, disponível no link do Youtube