Veja o que você pode fazer para economizar energia no dia a dia

412 views

Com algumas ações simples é possível contribuir para a economia de energia elétrica e de dinheiro

Economizar é sempre bom e quando se fala em energia elétrica, a economia se faz ainda mais necessária.

Embora os aparelhos modernos sejam mais econômicos, muitas pessoas ainda têm em suas casas, modelos antigos e ineficientes que consomem mais energia, levando ao desperdício e perda de dinheiro.

Se este é o seu caso, relacionamos algumas sugestões práticas e acessíveis, que podem fazer muita diferença na sua conta de luz:

  • Tarifa branca

No começo deste mês, o governo anunciou que  a opção pela tarifa branca estará disponível também para quem consome mais de 250 KWh/mês (cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras). Esta regra se aplica aos que são atendidos em baixa tensão, como residências e pequenos comércios, por exemplo, não se aplicando aos consumidores residenciais classificados como baixa renda, unidades de iluminação pública e clientes que façam uso do sistema de pré-pagamento.

De acordo com a Aneel, com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferenciados em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), a opção pela tarifa branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida.

Mas antes de fazer esta escolha, é importante que o consumidor identifique o seu perfil de consumo: se conseguir utilizar mais energia nos períodos fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade. Todavia, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário. Nessas situações, o valor da fatura pode subir. Por isso, é bom ter atenção ao solicitar a mudança. Na dúvida, faça a simulação do seu consumo aqui.

  • Troque as lâmpadas

Às vezes, uma lâmpada mais eficiente, como as de LED, por exemplo, pode custar mais caro que uma lâmpada convencional, mas a economia que ela promove, compensa o investimento. Este tipo de lâmpada possui uma tecnologia que faz com que toda a energia consumida pelo LED seja convertida em luz, por isso ela trabalha utilizando bem menos energia. Esta redução faz bem para o meio ambiente, pois contribui para a redução da emissão de CO2, além disso, a lâmpada de LED é reciclável e não possui componentes tóxicos.

  • Desligue o computador

Muitas pessoas se perguntam se desligar o computador é realmente eficaz para a economia de energia elétrica. A maioria dos especialistas confirmam que desligar o computador é uma boa forma de economizar energia. Durante o trabalho, o mais indicado é deixar o equipamento no modo de “hibernar” ou “suspender”, que contribui para a economia sem precisar que seja desligado. Além disso, deixar o computador ligado dia e noite contribuirá para o aumento da conta de luz.

  • Tire os aparelhos da tomada

Provavelmente você já ouviu falar que desconectar os aparelhos da tomada, quando não estiverem em uso, é uma prática que contribui para a economia de energia elétrica. Micro-ondas, televisão, computador, videogame, impressora, são exemplos de equipamentos que estão sugando o seu dinheiro sem que você perceba. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos identificou que os os americanos gastam cerca de US$ 19 bilhões por ano com energia consumida por equipamentos eletrônicos ou dispositivos que ficam conectados na tomada, sem uso.

  • Desligue o celular à noite

Deixar o celular ligado durante a noite, e ainda carregando na tomada, é uma prática mais comum do que se imagina. Mesmo com os inúmeros casos já relatados pela imprensa – de pessoas que se feriram (outras até morreram), porque o celular explodiu enquanto carregava – este hábito ainda é muito comum.

Além de evitar acidentes, desligar o celular à noite e deixá-lo longe da tomada, traz outros benefícios, para o bolso e para a saúde. Quando o celular fica ligado a noite toda ele emite uma radiação, que é nociva para a saúde. Mas, se você usa o celular como despertador e não pode desligá-lo, uma alternativa é colocá-lo no modo avião, que ajuda a reduzir a exposição a campos eletromagnéticos e também economiza a bateria.

  • Use o ar condicionado da forma correta

No calor, nem sempre é possível abrir mão do ar condicionado. Mas para que o seu uso seja eficiente, alguns cuidados devem ser tomados, tais como: manter o ambiente refrigerado totalmente fechado, sem saídas de ar; fechar as cortinas para evitar a entrada de luz solar; evitar o uso na potência máxima de refrigeração por um longo período; e se o local estiver muito quente, refrigere primeiro o ambiente antes de ligar a função do ar condicionado.

É com pequenas ações diárias que contribuímos para um ambiente melhor. Pode parecer pouco desligar um interruptor de luz, mas quando este gesto é multiplicado por milhões de pessoas, a diferença será grande no final!