Passo a passo: aprenda a fazer um minhocário doméstico

6.384 Visualizações
Minhocário
Foto: spiralixo

O lixo orgânico, principal tipo de resíduo descartado nas grandes cidades, pode ter um destino diferente do convencional. Os minhocários domésticos são alternativas simples e baratas para reduzir o volume de material descartado, manter as lixeiras vazias e dar nova utilidade aos restos orgânicos.

Este sistema de compostagem doméstica utiliza minhocas para converter resíduos orgânicos de todo tipo em fertilizantes naturais. É uma opção higiênica e prática que pode ser utilizada tanto em casas como em apartamentos, já que ocupa pouco espaço e não libera mau cheiro.

Além disso, os benefícios deste reaproveitamento para o meio ambiente são muitos. Segundo estatísticas, o lixo orgânico representa 53% do montante descartado nas grandes cidades e, quando mal manejado, é o que mais polui. Através do processo de fermentação, os resíduos geram o gás metano e o chorume, líquido ácido que contamina os lençóis freáticos.

Agora que você já conhece as vantagens deste sistema, que tal fazer o seu próprio minhocário doméstico? Confira, abaixo, o passo a passo e veja como é simples levar mais sustentabilidade para o seu dia a dia.

Minhocário
Foto: spiralixo

Materiais necessários

• 3 caixas modulares;

• 1 torneira pequena;

• 1 pedaço de papelão para servir como tampa;

• Furadeira;

• Terra;

• Minhocas;

• Resíduos orgânicos, folhas secas e papéis picados.

Passo a passo

1. Faça furos no fundo de duas das caixas modulares e na tampa de papelão, para possibilitar a passagem de ar;

2. Na caixa que fica embaixo das outras, faça um furo maior na lateral para encaixar a torneira (usadas em filtros de água);

3. Empilhe as caixas e coloque a terra com as minhocas na de cima, na altura de mais ou menos dois dedos. Faça o mesmo com a caixa do meio;

4. Despeje o lixo orgânico, folhas secas e papéis picados na caixa de cima;

5. Quando a caixa de cima ficar cheia, troque-a pela do meio. Os furos nas caixas vão permitir que as minhocas passem de uma para outra. Quando despejar novos resíduos na caixa de cima, elas voltarão ao trabalho.

6. Quando a caixa de cima ficar cheia, a do meio terá adubo, que pode ser usado no jardim e em hortas. A caixa de baixo acumulará um líquido que deve ser retirado pela torneira e usado para regar plantas.

Minhocário
Foto: spiralixo