Passo a passo: Aprenda como fazer um perfume sólido

3.451 Visualizações
Perfume sólido
Foto: lar-natural

Os especialistas da área da cosmética estão empenhados em pesquisas constantes para alcançar a inovação e garantir a satisfação do consumidor no que se refere à moda e beleza. O perfume se enquadra nesse campo: é um dos produtos mais usados em todo o mundo há centenas de anos, capaz de deixar marcas inesquecíveis na memória e remeter a lembranças até mesmo da infância.

Entretanto os perfumes deixam suas marcas não só em nossa memória, mas em nosso planeta! A mistura de produtos químicos, dezenas de litros de água e a extração de substâncias naturais – nem sempre de forma sustentável – podem causar sérios impactos na natureza e também na saúde de quem os usa.

Por isso queremos compartilhar com você uma receita prática para você mesmo fazer um perfume sólido seguindo o passo a passo que, além de garantir um aroma agradável todos os dias em qualquer lugar, é feito com produtos simples e naturais, e tornam-se presentes totalmente personalizados. Você vai precisar de:

• 50 g de cera de abelha ou cera à base de soja ou carnaúba;

• 50 ml de óleo vegetal – pode ser de amêndoas puro, de coco, de semente de uva;

• 5 a 15 gotas óleo essencial de sua preferência;

• Potinho para armazenar o perfume sólido.

Coloque a cera num recipiente de vidro para que seja derretida em banho maria em fogo baixo. Depois acrescente o óleo vegetal e misture, ainda em banho maria. Assim que a mistura estiver homogênea, retire do fogo e acrescente de 5 a 15 gotas do óleo essencial de sua preferência. Mexa bem, despeje nos recipientes, aguarde esfriar e endurecer.

Você pode liberar a sua criatividade para encontrar a mistura ideal de óleos essenciais combinando um cheiro primário (usando mais gotas do óleo essencial) com outro secundário (usando menos gotas de um ou mais óleos essenciais). Alguns aromas ótimos para o papel de óleo essencial secundário são:

Óleo essencial
Foto: dicasmodafeminina

• A sálvia, que libera um cheiro herbal ajudando na concentração;

• O alecrim, um estimulante que alivia tensões musculares;

• A camomila, que alivia insônia e promove relaxamento; e

• O ylang-ylang, um floral que ajuda a aliviar o estresse.