Conheça 4 leites vegetais que te ajudarão a substituir o leite de vaca

203 Visualizações

Hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas trocarem o leite de vaca por leites vegetais. Conheça algumas opções e saiba quais benefícios podem ser extraídos de cada um deles.

 

Seja por intolerância à lactose ou mesmo por adotar um novo estilo de vida, a realidade é que muita gente vem trocando o leite animal por alternativas vegetais. No mercado existem algumas opções industrializadas, mas são poucas diante das possibilidades existentes na natureza. Nozes, gergelim, quinoa e até amendoim podem ser transformados em deliciosos e nutritivos leites, com teor de cálcio igual ou até superior ao leite de vaca.

Há um tempinho atrás a gente trouxe algumas opções de leites vegetais e hoje nós vamos mostrar outras alternativas, tão saudáveis e saborosas quanto estas que já apresentamos.

Leite de Nozes

Essa bebida é rica em antioxidantes, substâncias essenciais para combater os radicais livres e, assim, evitar doenças e o envelhecimento precoce das células. Além disso, é fonte de vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e 6, selênio, cobre, zinco e magnésio.

Receita: coloque 200g de nozes cruas em um recipiente e cubra com água filtrada. Deixe de 8 a 12 horas. Passado este período, escorra a água e leve para o liquidificador com 4 xícaras de água filtrada. Bata até ficar homogêneo. Coe o conteúdo em um tecido (que pode ser voal e deve ser usado somente para isso) espremendo bem, extraindo todo o líquido. Guarde o que sobrou e use como farinha em pães, biscoitos ou bolos.

Leite de Quinoa

É um leite fácil de ser preparado, além disso, a quinoa é uma ótima fonte de nutrientes, como vitaminas do complexo B, zinco e cálcio. Rica em gorduras boas e proteínas, a quinoa fornece todos os aminoácidos essenciais que o organismo não é capaz de produzir. As fibras e a saponina presentes no grão contribuem para reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado.

Receita: coloque 1 xícara de quinoa em um recipiente e cubra com água filtrada. Deixe por, pelo menos, 5 horas. Passado este período, escorra a água e leve para o liquidificador com 3 xícaras de água filtrada. Bata até ficar homogêneo. Coe o conteúdo em um tecido (que pode ser voal e deve ser usado somente para isso) espremendo bem, extraindo todo o líquido.

Leite de Amendoim

É uma opção com sabor bastante característico, sendo ideal para usar em bolos, cookies ou mesmo para ser consumido puro. O amendoim é um alimento completo em gorduras, proteínas, carboidratos e fibras, por isso, ajuda na saciedade. Fonte de niacina (vitamina B3), uma porção diária de amendoim ajuda na circulação sanguínea, alivia a enxaqueca e melhora o controle do diabetes.

Receita: coloque 1 xícara de amendoim cru e com casca em um recipiente e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 12 horas. Passado este período, escorra muito bem para retirar o excesso de água e coloque em uma frigideira, levando ao fogo para torrar. Feito isso, coloque o amendoim no liquidificador com 3 xícaras de água filtrada. Bata até ficar homogêneo. Coe o conteúdo em um tecido (que pode ser voal e deve ser usado somente para isso) espremendo bem, extraindo todo o líquido. Aproveite a farinha que sobrou e use para fazer biscoitos, cookies ou bolos.

Leite de Gergelim

Excelente fonte de fibras, o gergelim também é altamente proteico e rico em cálcio, sendo um bom substituto para o leite animal. A bebida ajuda a controlar os níveis de colesterol, protege as artérias e é boa opção para quem deseja perder peso. Como o seu sabor é acentuado, há quem prefira consumi-lo com frutas.

Receita: coloque 1 xícara de gergelim em um recipiente e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 12 horas. Passado este período, escorra muito bem e leve ao liquidificador com 3 xícaras de água filtrada (ou água de coco). Bata até ficar homogêneo. Coe o conteúdo em um tecido (que pode ser voal e deve ser usado somente para isso) espremendo bem, extraindo todo o líquido. O residual pode ser temperado e servido como uma ricota, em pães, torradas e biscoitos.